Resposta à seca: Defesa Civil entrega filtros à população afetada pela redução das reservas d’água

14 de outubro de 2013 - 11:56

A seca no Estado do Ceará, resultado do baixo índice de chuvas no período considerado como quadra chuvosa, entre os meses de fevereiro e maio, tendo sido 51% abaixo da média histórica em 2012 e com déficit de 47% nos meses de janeiro a abril de 2013, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, comprometeu a recarga das reservas hídricas, favorecendo a contaminação dessas águas.

Com o fim de reduzir o risco de exposição humana a micro-organismos patogênicos advindos do consumo da escassa água de mananciais ou de cisternas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, com recursos transferidos da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, adquiriu 100.000 filtros de polipropileno com capacidade de 7,5 litros d’água para filtração da água no domicílio das famílias afetadas pela seca em 176 municípios cearenses.

A CEDEC entregou desde o final do mês de julho deste ano 89.959 filtros a 157 órgãos municipais de proteção e defesa civil dos municípios em reconhecida situação de emergência resultante da seca. A família beneficiada atesta o recebimento do filtro entregue pelos agentes municipais de proteção e defesa civil para prestação de contas com a CEDEC. Por ocasião da entrega, os agentes municipais também orientam as famílias sobre a limpeza e manutenção do filtro para garantia da saúde.