AESP apresenta novas Matrizes Curriculares dos Cursos Regulares de Formação Inicial e Continuada
26 de agosto de 2013 - 17:20
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) apresenta, após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), Série 3, Ano V, nº 153, as novas Matrizes Curriculares dos Cursos de Formação Inicial e Continuada adequadas à Matriz Nacional, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), feita com base no perfil profissiográfico e no mapeamento das competências técnicas e comportamentais dos profissionais da segurança pública de todo o Brasil.
Foram redefinidas as principais áreas temáticas, divididas em Conhecimentos Integrados, Específicos, Jurídicos, Atividades Complementares, dentre elas, o Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Viagem de Estudos, com base nas necessidades apontadas por representantes de todas as Instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), tais como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense, respeitando as especificidades constitucionais e curriculares de cada uma.
As cargas horária previstas foram aumentadas em muitos cursos, inclusive o tempo de hora-aula, passando de 50 minutos para 60 minutos.
Foi incluída em todas as matrizes a disciplina de “Análises de Ocorrências Policiais”, para que os discentes possam reconhecer e apontar erros, buscando e tratando as melhores maneiras de solucioná-los para que, quando estiverem agindo, não os repitam, bem como ressaltando os acertos e buscando aperfeiçoá-los.
Também foi instituída a disciplina Tiro Policial Defensivo obrigatória para os cursos destinados aos profissionais da Polícia Militar e Polícia Civil, bem como para o Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.
Para o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar: “Avançamos bastante. As disciplinas estão voltadas para as questões sociais, a resolução de conflitos, a efetivação dos diversos ramos do Direito, a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a ética, a moral, a diversidade sexual, o compromisso institucional, a transparência, responsabilidade social, a integração, o senso de equipe, a pesquisa e inovação, os sinais de respeito, a valorização profissional e os conhecimentos técnico-científicos, a exemplo das disciplinas de Armas e Munições Letais e Menos Letais e Equipamentos e Tiro Policial Defensivo, aliando a teoria à prática, inclusive com o componente curricular Análise de Ocorrências Operacionais, essenciais para o desempenho eficiente da função do profissional de segurança pública nas ruas”.
Por fim, estão mantidos os eixos basilares de ensino: técnico-científico, humanístico-jurídico, e a valorização profissional, contextualizados pelos princípios legais da hierarquia e da disciplina.
Para ter acesso às novas Matrizes Curriculares da AESP acesse o link: http://portal.aesp.ce.gov.br.