Solenidade de Homenagem a João Nogueira Jucá

16 de agosto de 2013 - 17:35

Em memória ao 54º aniversário de falecimento do herói-estudante João Nogueira Jucá, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em parceira com o Hospital Geral César Cals e a Associação dos Ex-alunos do Colégio São João, realizou, na manhã dia 11 de agosto de 2013, uma solenidade de homenagem ao jovem herói.

João Nogueira Jucá morreu aos 16 anos ao prestar socorro às vítimas de um incêndio no Hospital Geral César Cals, no ano de 1959. O jovem herói altruísta realizou tal feito pondo sua própria vida em risco, salvando diversos pacientes internados na Casa de Saúde. Hoje, seu ato de heroísmo e solidariedade é lembrado e simbolizado através da Medalha João Nogueira Jucá do CBMCE, que condecora, por atos de bravura e coragem, os bombeiros militares abnegados na missão de vidas alheias e riquezas salvar.

O momento ficou marcado pela entrega da Medalha João Nogueira Jucá em agradecimento e reconhecimento dos atos de heroísmo praticados pelos seguintes bombeiros militares: Major QOBM Naum Maurício Gomes, Cb BM Francisco Sidney Luma Silva e SD BM Alexsander Pires de Medeiros. Bem como, pela entrega de comendas às autoridades que lutam para manter vivo o exemplo de coragem e deb solidariedade de João Nogueira Jucá.

Dentre os presentes, encontravam-se o Cel QOBM Nicanor Lobo de Queiroz, representando o Comandante Geral do CBMCE, o Sr. Luiz Quinderá Ribeiro, Diretor Técnico do Hospital Geral César Cals, o Sr, Sérgio Juaçaba, Diretor do Hospital do Câncer, o Sr. João Pompeu Lopes Randal, Presidente da Academia Cearense de Medicina, o Sr. João Mairton Pereira de Lucena, Presidente da Unimed Fortaleza, dentre os funcionários do HGCC, os familiares e os amigos civis e militares.