Simulado do Plano de Auxílio Mútuo

17 de julho de 2013 - 14:18

Anualmente, diversos órgãos representantes do Estado e do Município, responsáveis pela segurança pública, trabalham em parceria com grandes empresas industriais que utilizam componentes específicos de risco desenvolvendo um Simulado Geral do Plano de Auxílio Mútuo – PAM.

O objetivo desse treinamento é aperfeiçoar os procedimentos de atendimento, as técnicas de abordagem e o tempo resposta em ocorrências específicas, distribuindo as competências de cada órgão para prestação de um serviço integrado do governo e das empresas privadas responsáveis.

Esse ano, foi realizado na manhã do dia 11 de julho, com um cenário de explosão de um silo da empresa Moinho Dias Branco, com projeção de pedaços de concreto que danificaram e ocasionaram um vazamento de óleo nos tubos de abastecimento da empresa TRANSPETRO. Uma vítima ficou presa no 4ª andar do prédio do Moinho e foi removida pelo Corpo de Bombeiros Militar com a utilização da escada MAGIRUS, para em seguida ser resgata pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

A equipe de intervenção da TRANSPETRO cortou o abastecimento de óleo pelos tubos e fez a contenção do derramamento de óleo com sua posterior remoção. a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania – AMC fez o controle do trânsito e as demais empresas do PAM foram acionadas e prestaram o seu apoio na resposta ao desastre. O resgate do Grupamento de Socorro de Urgência do CBMCE esteve presente dando apoio à operação.

O simulado foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBMCE tendo como oficiais encarregados o Tenente-coronel Marcelo, o Major Barreto e o Capitão Edir.