Núcleo de JBV – Paracuru visita CIOPAER

24 de junho de 2013 - 14:19

O Núcleo do Projeto Jovem Bombeiro Voluntário – JBV do município de Paracuru (sede ABIP) teve a oportunidade de conhecer, no dia 22 de junho (sábado), a estrutura utilizada para as operações de segurança pública com aeronaves, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – CIOPAER.

O instrutor e Piloto Aviador, Major BM Sawaki, demonstrou a funcionalidade de equipamentos, esclareceu procedimentos de segurança de vôo, funcionamento das aeronaves de asa rotativa (helicóptero) e nos acompanhou durante toda a visita.

Ele explicou que a unidade é composta por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Judiciária Civil, com foco nas atividades de policiamento ostensivo e repressivo, nas atividades de resgate, busca e salvamento, combate a incêndios e defesa civil.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as Instalações da CIOPAER e do Aeroporto Internacional Pinto Martins. Eles observaram, também, de perto, os pousos e as decolagens dos aviões.

Muitas das crianças estavam ali pela primeira vez e nunca tinham visto de perto um avião e uma aeronave de asa rotativa (helicóptero).  “Não sabia que os aviões eram tão grandes, quando crescer, vou querer ser piloto”, disse um dos alunos.

As aulas práticas estimulam a curiosidades e despertam nos adolescentes a busca pelo conhecimento, além de ajudá-los a manter a autoestima e a motivação.