CBMCE fornece treinamento de prevenção de acidentes e incêndios para deficientes visuais

24 de maio de 2013 - 13:30

Ter a independência e ainda saber como se prevenir em casos de acidentes como engasgo, fraturas, queimaduras, hemorragias e vazamento de gás de cozinha. Assim é o início de toda quarta-feira de um grupo de, em média, 20 deficientes visuais do Instituto Hélio Góes Ferreira, em Fortaleza. Eles recebem aulas de prevenção ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. As primeiras aulas começaram em 2004, já tendo sido formadas nove turmas.

CARTILHA – Além das aulas, o Corpo de Bombeiros do Ceará foi o primeiro no País a desenvolver uma cartilha totalmente em braile para ensinar a deficientes visuais sobre como aplicar os primeiros socorros e prevenir acidentes em casa ou onde estiverem. A primeira cartilha foi lançada ainda em 2003, em parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Instituto Hélio Góes. Um exemplar fica sempre disponível na biblioteca do Instituto, de fácil acesso para alunos que não participam dos

encontros.

SERVIÇO – O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) é o setor do CBMCE responsável pelas as aulas, que acontecem sempre às quartas-feiras a partir das 13h30min no Instituto Hélio Góes Ferreira (Rua Pe. Anchieta, 1400 – São Gerardo).