Defesa Civil realiza Oficina de Preparação para Desastres

3 de abril de 2013 - 17:50

Foi realizada na manhã desta terça-feira (02/04) a solenidade de abertura da “Oficina de Preparação para Desastres” organizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, com a participação de agentes dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios cearenses.

Participaram da solenidade o coronel Heraldo Maia Pacheco, comandante geral adjunto do CBMCE e o senhor Wandemberg Venceslau R. dos Santos, coordenador geral de prevenção e preparação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, além de agentes de proteção e defesa civil da CEDEC e de 10 municípios do Estado.

A “Oficina de Preparação para Desastres” tem o objetivo de capacitar técnicos e gestores em proteção e defesa civil dos estados e municípios para atuarem nas ações de preparação, resposta e recuperação de cenários a partir dos meios técnicos e legais. Durante as 32 horas/aula de atividades os participantes serão capacitados para estabelecer e fundamentar uma linguagem padrão sobre conceituação e procedimentos a serem adotados frente a emergências e desastres, a difundir a legislação vigente e a incentivar os gestores a refletirem sobre a importância da gestão interdisciplinar para a elaboração e implantação de projetos.

A capacitação visa também à integração de todos os órgãos e setores afins para a construção de planos de contingência e preparar os gestores e agentes de defesa civil a utilizarem as novas ferramentas implementadas pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A oficina, ministrada por técnicos da SEDEC, tem término previsto para o dia 05 de abril e na manhã de sábado, dia 06 de abril, será realizado um Simulado de Preparação para Desastres na comunidade Bubu Cal, no bairro Antonio Bezerra, em Fortaleza.