João Nogueira Jucá

10 de agosto de 2012 - 19:04

João Nogueira Jucá

Em memória ao jovem herói do Ceará, será realizada na manhã do dia 11 de agosto de 2012, às 09 horas, no Hospital Geral César Cals, uma solenidade cívica e uma missa para homenagear o estudante João Nogueira Jucá, o primeiro bombeiro honorário do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

João Nogueira Jucá se tornou símbolo de bravura para a sociedade e os membros do CBMCE de sua época até os tempos atuais pelo seu ato de altruísmo, abdicando da própria vida em prol de socorrer às vítimas de um incêndio no Hospital César Cals, em Fortaleza.

O acidente ocorreu no dia 04 de agosto de 1959, quando ocorreu uma explosão de éter e um consequente incêndio no interior da casa de saúde. Ao prestar socorro às vítimas, o jovem estudante foi atingido por uma das explosões que o queimou gravemente, chegando ao óbito no dia 11 de agosto do mesmo ano.

Honrando seu ato de bravura, a Corporação criou a Medalha João Nogueira Jucá, para homenagear os bombeiros militares por atos heroicos de abnegação, filantropia e ações que ocorrem através do risco da vida dos bombeiros do Estado.