Aniversário CBMCE

1 de agosto de 2012 - 13:41

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará comemorará os seus 87 anos de existência no dia 08 de agosto de 2012, em solenidade militar a ser realizada no Quartel do Comando Geral às 9 horas.

Na ocasião, também será realizada a promoção de oficiais e praças da Corporação e condecorados com medalhas e barretas os militares que se destacaram na prestação de serviços à Caserna.

Inicialmente denominado de Pelotão de Bombeiros, esta instituição foi criada oficialmente em 1925 pelo, então Governador do Estado, Desembargador José Moreira da Rocha, com a missão de  preservação da vida e do patrimônio alheio, através de uma política motivacional para as ações bombeirísticas no sentido de uma cultura de prevenção pró-ativa.

Atualmente a Corporação possui uma estrutura modernizada em termos de viaturas e equipamentos, visto os vários investimentos para a aquisição de materiais de combate a incêndios, equipamentos de proteção individual, resgate e salvamento, bem como a freqüente capacitação e especialização pela qual passa o seu efetivo.

Atua na defesa civil estadual e nas funções de proteção da incolumidade e do socorro das pessoas em caso de infortúnio ou de calamidade. Exerce atividades de polícia administrativa para a prevenção e combate a incêndio, bem como de controle de edificações e seus projetos.

Na proteção, realiza busca e salvamento de pessoas e bens, salvamento aquático, socorro médico de emergência pré-hospitalar, socorro de urgência, pânico coletivo e proteção ao meio ambiente, bem como ações de proteção e promoção do bem-estar da coletividade e dos direitos, garantias e liberdades do cidadão.

Hoje o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBMCE – é Comandado pelo Cel QOBM Joaquim dos Santos Neto, tendo como Comandante Adjunto o Cel. QOBM Heraldo Maia Pacheco, contando com um efetivo de 1.564 homens, distribuídos nas 24 Unidades Militares da capital, interior e região metropolitana.