Operação Férias

23 de julho de 2012 - 11:55

Operação Férias

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará deu início, neste mês de Julho, à Operação Férias. Essa operação tem o objetivo de minimizar as ocorrências de afogamentos nas praias do litoral cearense no mês que corresponde às férias escolares, ou seja, em que há aumento significativo do número de banhistas.

Assim, foram acrescentados mais 4(quatro) postos guarda-vidas na Praia do Futuro e mais 2(dois) postos no Icaraí, além da permanência dos postos guarda-vidas no município de Aracati. Ao todo, são 70(setenta) postos guarda-vidas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Aracati. Para essa operação, existe um efetivo de 130(cento e trinta) Bombeiros Militares empregados diariamente nos pontos de maior risco de afogamentos.

Mais alguns pontos que possuem postos guarda-vidas

CAUCAIA

• Cauípe (um posto aos Sábados e Domingos)
  • Cristalinas (um posto)
  • Cumbuco
  • Dois Coqueiros (Iparana) (um posto)
  • Icaraí (dois postos)
  • Lagoa do Paranamirim (um posto)
  • Parque Leblon (Barra do Ceará)
  • Pólo da Barra do Ceará
  • Rio Ceará (dois postos)
  • Tabuba (dois postos)

FORTALEZA

• 31 de Março
  • Arpão
  • Barraca Cuca Legal
  • Barraca da tia
  • Barraca Vira Verão
  • BNB
  • Caça e Pesca
  • Cauipe
  • Chico do Caranguejo
  • Itaparica
  • Praia da Barra do Ceará
  • Vila Galé
  • Beira-Mar (Posto Móvel Noturno)

Dicas de Prevenção a afogamentos

• Siga as orientações dos Guarda-vidas sobre o melhor local para o banho.
  • Não superestime sua capacidade de nadar.
  • Evite ingerir bebidas alcóolicas e alimentos pesados antes do banho de mar.
  • Tenha sempre muita atenção com as crianças.
  • As pulseiras de identificação das crianças são distribuídas diariamente nos postos guarda vidas e nas viaturas do CBMCE.
  • Utilize as pulseiras de identificação para as crianças.
  • A vala é o local de maior correnteza, com uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se você entrar em uma vala, nade paralelo à praia até conseguir escapar da correnteza ou peça imediatamente socorro.
  • Nunca tente salvar alguém se não tiver confiança em fazê-lo. Chame o guarda-vidas ou ligue 193.