Curso De Emergência Pré Hospitalar

17 de maio de 2012 - 13:23

5º Grupamento de Bombeiros realiza o 1º Curso de Emergência Pré-hospitalar da região do Cariri

O serviço de Resgate do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará, em 2012, completa 17 anos de atendimento diário prestado à Sociedade Caririense, em especial à Juazeiro do Norte que é sua sede desde a implantação do serviço em 1996 com a chegada de uma ambulância do GSU – Grupo de Socorro de Urgência e uma equipe de quatro socorristas formados na Escola de Saúde Pública em Fortaleza.

As cidades da Região do Cariri se desenvolveram e evidenciaram grandes transformações urbanas, acarretando no crescimento da demanda por serviços na área de Urgência e Emergência nos últimos anos, devido ao aumento do número de acidentes, da violência urbana e a insuficiente estruturação da rede assistencial do SUS, o que tem contribuído decisivamente para a sobrecarga no atendimento à população.

No intuito de melhorar a qualidade do serviço de resgate, qualificando e ampliando a gama de profissionais bombeiros militares e servidores de instituições estaduais e municipais atuantes direta e indiretamente no atendimento à emergência pré-hospitalar na Região do Cariri, o comando do 5º Grupamento de Bombeiros – 5º GB criou o 1º Curso de Emergência Pré-Hospitalar na cidade de Juazeiro do Norte.

O curso teve início no dia 25 abril de 2012 com a aula inaugural no auditório da Receita Federal, na qual contou como palestrante o médico Ten CEL QOCBM IVAMBERG. O evento contou com a participação de algumas autoridades da região como: Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar do Estado, representantes da Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança do Município de Juazeiro do Norte.

O Curso de Atendimento Pré-hospitalar é realizado na 1ª Seção de Bombeiros de Juazeiro do Norte e conta com 12 Bombeiros Militares oriundos de todas as seções de bombeiros do 5º GB, 05 alunos da Policia Militar do Ceará, 05 agentes do Demutran e Guarda Municipal, 07 motoristas das ambulâncias da prefeitura e 01 aluno da Secretaria de Educação do Municipio, todos da cidade de Juazeiro do Norte. O curso contará com a carga horária estabelecida pela Portaria n.º 2048/GM de 5 de novembro de 2002 do Ministério da Saúde de 200 h/a e terá como instrutores servidores do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte.

O curso conta com Professores e Instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e enfermeiros da Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro do Norte. Os alunos serão preparados para agirem em diversas situações, seja numa situação traumática, como um acidente automobilístico, como também em diversos casos clínicos como podemos citar uma simples entorse ou um Acidente Vascular Cerebral. Estes alunos estagiarão nas ambulâncias das Seções do Bombeiro da região do Cariri e na Maternidade São Lucas, tendo como carga horária de estágio 60 h/a.

Ao final do curso, será realizado um Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, onde estes alunos colocarão em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Além de todo o conteúdo previsto na Portaria n.º 2048/GM de 5 de novembro de 2002 do Ministério da Saúde, os alunos também realizarão práticas de salvamento aquático e terrestre, exercícios fundamentais para o serviço do Bombeiro Militar.