AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL DA CEDEC/CE FAZEM INTERCÂMBIO COM A DEFESA CIVIL PERUANA

3 de maio de 2012 - 14:41

 

AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL DA CEDEC/CE FAZEM INTERCÂMBIO COM A DEFESA CIVIL PERUANA

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, mantendo o foco nas ações preventivas que vem desenvolvendo, enviou no dia 12 do mês corrente à cidade de Lima, no Peru, quatro agentes de proteção e defesa civil: sendo 02 especialistas em Defesa civil e Gestão de desastres, Subtenente BM Pedro Catanho e Cabo BM Paiva, e 02 técnicos em Defesa Civil, Subtenente BM Isaac  e Soldado BM Flaverton.

O objetivo dos agentes foi conhecer a estrutura do Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI), órgão coordenador do Sistema Nacional de Gestão de Desastres (SINAGERD) do Peru, especialmente quanto ao processo utilizado pelo órgão para a inclusão da disciplina de Defesa Civil nas escolas. No Peru, esse processo está em fase de preparação dos professores para que os conteúdos sejam ministrados nos estabelecimentos de ensino de todo o País. Já existem 13 mil professores capacitados e a meta é atingir, em curto prazo, 100% dos docentes.

De acordo com a Dra. Martha Giraldo, diretora nacional de capacitação do INDECI, ações pioneiras em proteção Civil no Estado do Ceará como a inclusão da disciplina de Defesa Civil de forma efetiva na grade curricular dos 8º e 9º anos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Raquel de Queiroz para o ano letivo de 2012, ministradas por agentes da CEDEC-CE, são primordiais para a difusão de uma cultura prevencionista de desastres. A diretora informou que este é o próximo alvo a ser atingido no Peru, já que o Ministério da Educação do País está reformulando a grade curricular nacional.

Ainda no INDECI, os agentes conheceram como funciona o Comitê de Operações em Emergências do INDECI (COEN), centro responsável por todas as atividades de resposta aos desastres no Peru, assim como o projeto intitulado de “Programa Ciudades Sostenibles” executado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável de cidades e centros urbanos do país.

A viagem encerrou-se domingo (22/04) com uma visita ao polígono de treinamento do Corpo General de Bombeiros Voluntários do Peru, localizado no Distrito de Santa Rosa, em Lima, que dentre outras atividades é responsável pela formação de bombeiros voluntários, bem como a capacitação de diversos profissionais através do Curso de Busca e Resgate em estruturas Colapsadas (BREC).