3º Simpósio Regional de APH em Recife

29 de novembro de 2011 - 12:35

3º Simpósio Regional de APH em Recife

Realizou-se nos dias 23 e 24 de novembro de 2011, na cidade de Recife-PE, o 3º Simpósio Regional de Atendimento Pré-Hospitalar para Bombeiros Militares.

O Comando Geral do CBMCE indicou para participar do referido evento o Tenente Coronel Anderson Alves Viana (Comandante do Grupamento de Socorro de Urgência) e os Subtenentes Natan Bezerra Nobre e Francisco Mendes Magalhães (praças do GSU).

Durante a realização do Simpósio, foram abordadas as seguintes palestras:

· Estruturação da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Pernambuco;

· Atendimento Pré-hospitalar em cena de Crime;

· Superlotação nas urgências e emergências do Estado de Pernambuco;

· Aspectos legais e éticos do APH: homofobia, desacato, valor legal do termo de responsabilidade, omissão de socorro e outros;

· Novo protocolo de RCP;

· Importância do Moto Resgate no atual contexto do trânsito na Região Metropolitana de Recife;

· Participação do CBMPE na redução de homicídios na Região Metropolitana de Recife;

· Gerenciando Crises: foco nas ações preventivas da Copa de 2014;

· Vítimas de crimes violentos: atendimento a traumas específicos no abdome e tórax; e

· Resgate Veicular.

Concomitantemente ao Simpósio, foram realizadas duas mesas redondas, cujos temas foram:

· Inserção dos Corpos de Bombeiros Militares na rede de Urgência e Emergência: uma menção a Portaria GM/MS nº 1.600; e

· Prevenção em Praças Desportivas.

A comitiva cearense foi recepcionada pelo Cel BM Casa Nova (Comandante Geral), Cel BM Cunha (Subcomandante Geral) e os Coronéis Daniel, Teles e Livson.