OFERTA DE CURSO DA EGP

21 de setembro de 2011 - 15:00

 

 

OFERTA DE CURSO DA EGP

           

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará torna público a realização de novos cursos. Os interessados deverão comparecer ou ligar para a Célula de Gestão e Formação de Pessoas-CGFP (Setor de Capacitação / Quartel Central) para fazerem suas pré-inscrições.

 

OBS: As vagas serão preenchidas por ordem de contato com a CGFP.

 

 

CURSO 01

 

CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

 

OBJETIVO GERAL: Possibilitar aos participantes a apropriação de técnicas para a construção de indicadores de monitoramento e avaliação.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos em exercício nas áreas que trabalham com indicadores de monitoramento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1) Introdução:Evolução no Uso de Indicadores, Sistema de Monitoramento e Avaliação, Gestão por Resultados no Ceará.

2) Aspectos Conceituais: Conceito, Funções.

3) Propriedades dos Indicadores: Relevância, Validade, Confiabilidade, Cobertura, Sensibilidade, Especificidade, Transparência, Comunicabilidade, Factibilidade, Periodicidade, Desagregabildade, Comparabilidade.

4) Classificação de Indicadores : Natureza processual, Natureza objetiva/subjetiva, Natureza analítica/sintética.

5) Fonte de Dados.

6) Construção de Indicadores: Conceitos Estatísticos, Exercícios no Excel.

7) Exemplos de Indicadores.

 

PERÍODO: 3 a 14 de outubro de 2011.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 40 horas/aula.

LOCAL: Sala de Treinamento 5 da EGP

NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS: 40 (quarenta).

INSCRIÇÕES ATÉ: 28/09/11

 

 

CURSO 02

 

GESTÃO, FISCALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE

CONTRATOS E CONVÊNIOS

 

 

OBJETIVO GERAL: Possibilitar aos participantes o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a orientação e normatização das atividades relativas aos procedimentos de aquisição de bens, serviços e obras

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos em exercício nas áreas que tratam da Gestão, Fiscalização e Acompanhamento de Contratos e Convênios.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos; Legislação; Celebração e Execução de Contratos e Convênios; Fiscalização e Acompanhamento de Contratos e Convênios; Prestação de Contas; Tomada de Contas Especial – TCE; Auditoria na Administração Pública; Normas relativas aos auditores; Secretaria Federal de Controle Interno/Tribunal de Contas da União; Falhas e irregularidades mais freqüentes apontadas pelos Órgãos de Controle Externo.

 

PERÍODO: 03 a 10 de outubro de 2011.

HORÁRIO: De 8:00 às 12:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 24 horas/aula.

LOCAL: Sala de Treinamento 7 da EGP.

NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS: 40 (quarenta).

INSCRIÇÕES ATÉ: 28/09/11

 

 

 

CURSO 03

 

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:ANÁLISE, EMISSÃO DE PARECER E ACOMPANHAMENTO

 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre o regime jurídico da organização, do funcionamento da Administração Pública, da transparência da ação administrativa e do respeito pêlos direitos e interesses legítimos dos cidadãos.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados públicos estaduais que atuam como Gestores e Responsáveis Administrativos, Técnicos e Servidores de Nível Médio.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

·        Aula 1 . Introdução. Âmbito de aplicação da Lei n.º 9.784/1999. Princípios expressos e implícitos aplicáveis ao processo administrativo.

·        Aula 2. Análise dos dispositivos da Lei n.º 9.784/1999. Direitos e deveres dos administrados. Fase postulatória. Formalidades necessárias ao início do processo, exames de documentos, numeração das folhas. Dos interessados.

·        Aula 3. Competência. Impedimentos e suspeição. Da forma, tempo e lugar dos atos processuais. Da comunicação dos atos. Dos prazos. Fase Instrutória.

·        Aula 4. Do dever de decidir. Da motivação. Da desistência e outros casos de extinção do processo. Da anulação, revogação e convalidação. Dos recursos administrativos

·        Aula 5. Ferramentas de acompanhamento. Elementos estruturais do parecer – relatório, fundamentação e conclusão.

 

 

PERÍODO:. 3 a 7 de outubro de 2011.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas

CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.

LOCAL: Sala de Treinamento 4 da EGP.

NÚMERO DE VAGAS OFERTADAS: 40 (quarenta).

INSCRIÇÕES ATÉ: 28.09.11