GSU Participa da Expansão e Execução do SAMU CEARÁ

12 de agosto de 2011 - 14:08

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, juntamente com o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, anunciaram nesta quinta-feira (11), em Pacajus (CE), a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Polo I), sediado no município de Eusébio. As medidas vão beneficiar cerca de dois milhões de pessoas.

O Polo I do SAMU Ceará 192 inclui 41 municípios da Região Metropolitana, do Maciço de Baturité e dos litorais Leste e Oeste, com cobertura de 1,7 milhões de habitantes. O serviço vai atender com 7 unidades de suporte avançado, com UTIs, e 34 de suporte básico. No total, 41 ambulâncias. Vinte e duas foram liberadas este ano pelo Ministério da Saúde.

Desde 2007, através de um convênio de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria de Saúde do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio do Grupamento de Socorro de Urgência participa da execução do Projeto SAMU Litoral Leste, hoje denominado SAMU CEARÁ, que tem como objetivo a operacionalização do serviço especializado de atendimento pré-hospitalar móvel e de resgate às vítimas de acidentes e demais urgências/emergências, desenvolvidos pelos bombeiros militares.