GSU Participa da Semana do Aleitamento Materno

3 de agosto de 2011 - 11:48

 Por ocasião das atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno que acontece de 01 a 07 de agosto, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará realizou, na manhã desta segunda-feira, no Hospital Albert Sabin, o lançamento da respectiva campanha em nosso Estado.  Presente a solenidade, o Secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Arruda Bastos, ressaltou a importância do apoio da família para que a criança possa manter-se alimentada exclusivamente com o leite do peito durante os primeiros meses de vida. No tocante a este assunto foi destacado a importância da doação de leite materno por parte das mães que possuem este alimento em excesso. Em Fortaleza, um importante aliado na captação do leite materno doado tem sido o Corpo de Bombeiros, através do Grupamento de Socorro de Urgência (GSU), que há 11 anos disponibiliza um militar para que vá às residências das mães doadoras fazer a coleta do leite. 

Em âmbito nacional, a campanha de aleitamento materno tem como madrinha a atriz Juliana Paes e no Estado do Ceará, a madrinha é a Enfermeira Neonatologista, Monisa Rocha. A enfermeira é esposa do Capitão Erle Rocha, do Corpo de Bombeiros e em sua fala ratificou a necessidade tanto da amamentação como da doação de leite e da parceria com os bombeiros, dizendo:  “toda mãe deve amamentar seus filhos e aquelas que têm condição de doar o leite excedente deve fazê-lo para ajudar as que não podem amamentar. Basta ligar para os Bombeiros (193) que eles vão pegar na sua casa inclusive levando os vidros para a coleta”.

 

Representando o Corpo de Bombeiros na mencionada solenidade, além do Cap Erle, esteve presente uma equipe do Grupamento de Socorro de Urgência, unidade da corporação que viabiliza a coleta do leite materno doado.