5º Grupamento de Bombeiros e Sua História

24 de maio de 2011 - 17:21

5º Grupamento de Bombeiros e Sua História

Em 1990 o Corpo de Bombeiros Militar desvincula-se da estrutura da Polícia Militar. Em face dessa separação, em 1992, a unidade do Corpo de Bombeiros em Juazeiro do Norte, que funcionava no interior do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), estabelece sua sede na Rua das Flores, número 1.000, ao lado do estádio de futebol Mauro Sampaio, o Romeirão, onde permanece até os dias atuais. É criada, então, a Seção de Combate a Incêndio (SCI) de Juazeiro do Norte, contando com 15 bombeiros, comandados pelo então Tenente Valdir Fontes.

A Lei Estadual nº 13.438, de 07 de janeiro de 2004 criou o 5º Grupamento de Bombeiros, responsável pela Região Sul do Estado, tendo sua sede junto à Seção de Bombeiros de Juazeiro do Norte. Devido à necessidade de reforma das instalações da SCI, o 5ºGB só teve sua implantação efetivada no dia 12 de maio do mesmo ano, por ocasião da inauguração do prédio reformado, tendo como comandante o então Major Raimundo Geraldo da Silva.

Hoje, o 5º Grupamento de Bombeiros é composto pela 1ª Seção de Bombeiros, em Juazeiro do Norte; pela 2ª Seção de Bombeiros, no Crato; e pela 3ª Seção de Bombeiros, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, com um efetivo total de 67 bombeiros, comprometidos com a prevenção e atendimento às ocorrências, como também com os projetos sociais desenvolvidos pela corporação.

O 5ºGB presta assistência a um total de 36 municípios da Região, incluindo a recém criada Região Metropolitana do Cariri. Entre as diversas atribuições do Corpo de Bombeiros na Região do Cariri, estão: serviços de prevenção e combate a incêndios (urbanos e florestais); atendimento a emergencia pré-hospitalar; busca, salvamento e resgate; vistorias e análise de projeto e ações de Defesa Civil.

Além de todas as suas missões, o 5º Grupamento de Bombeiros ainda realiza projetos sociais junto à comunidade. Conta, no presente momento, com a participação de 200 jovens do curso de capacitação para Jovem Bombeiro Voluntário (JBV) e, aproximadamente, 500 participantes no projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade, em vários núcleos distribuídos no município. Realiza, também, cursos de capacitação em atendimento pré- hospitalar e de formação de guarda-vidas para entidades públicas e privadas na região.

Todas essas atribuições são fundamentais e de vital importância para a afirmação da corporação junto à sociedade, atuando sempre de forma preventiva e agindo com profissionalismo, entusiasmo e respeito aos cidadãos caririenses, fazendo valer o seu lendário lema: “vidas alheias e riquezas salvar!”.