Cursos Ofertados pela EGP

19 de abril de 2011 - 17:51

OFERTA DE CURSO DA EGP

           

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará torna público a realização de novos cursos. Os interessados deverão comparecer ou ligar para a Célula de Gestão e Formação de Pessoas (Setor de Capacitação / Quartel Central) para fazerem suas pré-inscrições.

OBS: As vagas serão preenchidas por ordem de contato com a CGFP.

 

 

CURSO 01

 

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS – SACC

 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos participantes o conhecimento das ferramentas utilizadas no SACC.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos usuários já cadastrados para utilização do SACC e, Servidores/Empregados Públicos indicados pelos gestores a iniciar a utilização do SACC.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

1) Legislação (parte teórica: Normas e princípios da Constituição Federal de 1988 aplicáveis à utilização do SACC; Conceitos e dispositivos da Lei Ordinária Nacional n.º 4.320 aplicáveis à utilização do SACC; Conceitos e dispositivos da Lei Ordinária Nacional n.º 8.666 aplicáveis à utilização do SACC; Decreto Estadual n.º 28.089/2006; Conceitos e dispositivos da Lei Complementar Nacional n.º 101/2000 aplicáveis à utilização do SACC; Lei Ordinária Estadual n.º 13.553/2004. Decreto Estadual n.º 27.953/2005. Instrução Normativa SECON/SEFAZ/SEPLAN n.º 01/2005; Demais legislações correlatas.

 

2) Utilização do sistema SACC (parte prática: Passo a passo do SACC ( realização de Intenção de Gasto; publicação da despesa pública; registro, acompanhamento e encerramento de contratos de despesa; registro, acompanhamento e encerramento de convênios de despesa e respectivas prestações de contas; registro, acompanhamento e encerramento de receitas: transferência legal, convênios de receita, contratos de financiamento; Relatórios e manuais ) e Exemplos práticos.

 

PERÍODO: 02 a 06 de maio de 2011.

HORÁRIO: De 8:00 às 12:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.

LOCAL: Laboratório de Informática da EGP

No de VAGAS: 01

 

 

 

 

 

CURSO 02

 

 

BÁSICO DE FORMAÇÃO EM OUVIDORIA

 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos ouvidores da rede pública estadual de ouvidorias uma formação técnica e gerencial, através de conceitos, técnicas e desenvolvimento comportamental apropriados ao desempenho dessa função

social e representativa de um Estado cidadão.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos Estaduais que atuam como ouvidores da rede pública estadual de ouvidorias.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo IÉtica e Participação no Serviço Público (12 h/a, de 03 a 05.05.11): Ouvidoria no Brasil; Ouvidoria como Órgão de Controle Interno; Mudança, Cidadania e Governo Participativo; Ouvidoria como ferramenta de Gestão;

Funcionamento das Ouvidorias Públicas do Ceará e Princípios do Atrendimento de Ouvidoria.

 

Módulo IIA Ouvidoria a Serviço da Melhoria da Gestão das Organizações (12 h/a, de 10 a 12.05.11): Elaboração de relatórios Gerenciais e gerenciamento de Resultados.

 

Módulo IIIPsicologia do Atendimento (20 h/a), de 16 a 20.05.11): Excelência no Atendimento; Comunicação; Escutar; Articulação e Fator Humano na Organização.

 

Módulo IVSistema Organizacional (08 h/a, de 25 a 26.06.11): Visão Sistêmica da Organização (Estrutura e Funcionamento).

 

Módulo VMarketing (12 h/a, de 31.05 a 02.06.11): Marketing Pessoal, de relacionamento, de serviço e qualidade no atendimento.

 

Módulo VINoções de Direito Constitucional e Administrativo (16 h/a. De 06 a 09.06.11 – Nazaré Bandeira): Noções de Direito Administrativo e Direito Constitucional.

 

PERÍODO: De 03.05 a 09.06.11.

HORÁRIO: 13:00 às 17:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 80 horas/aula.

LOCAL: Sala de Treinamento da EGP

No de VAGAS: 01

 

 

 

 

 

CURSO 03

 

Básico de Planilha Eletrônica e Processador de Texto

(BrOffice.org Scalc e Writer)

 

 

OBJETIVO GERAL: Apresentar conceitos básicos do editor de planilha eletrônica e processador de texto aos usuários que necessitam preparar planilhas de cálculo, inserir dados, criar gráficos simples, formatar o conteúdo de uma planilha, formatar documentos de textos simples com inserção de cabeçalho e rodapé,com inclusão de figuras e alterações de fonte, margem, página e inserção de tabelas.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados Públicos que utilizam a informática como instrumento de trabalho e não tenham noções sobre o tema do curso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

SCALC: Introdução a Planilhas Eletrônicas, conceito e histórico;Coisas que podem ser feitas com uma Planilha; Diferenças entre Calc e Excel; Elementos básicos de uma Planilha ;Modelos de Planilhas; Trabalhando com Fórmulas; Trabalhando com várias Planilhas; Exercícios (durante todo o transcorrer do curso); Gráficos no Calc.

 

WRITER: O que é o BrOffice.org Writer?; Interação com o Usuário: Janela; Menu; Caixa de Combinação; Barra de Ferramentas; Barra de Status; Caixa de Diálogo O Writer é MDI – O que isto quer dizer?; Iniciando o BrOffice.org / Writer; O Writer Lê e Salva arquivos do MS Word; Formatando o documento; Mala Direta no BrOffice.org; O Importante é ter Estilo[s]; Uso do Navegador de Objetos; Ferramenta Pincel; Ajuda Contextual; Marcadores e Numeração; Verificação Ortográfica; Cursor Direto; Numeração de Página; Capitular, Índices e Sumários, Notas Configurar Página (Medidas, mudar).

 

PERÍODO: 02 a 13.05.11

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 40 h/a

LOCAL: Laboratório de Informática da EGP

No de VAGAS: 01

 

 

 

CURSO 04

 

REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

 

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos participantes os conhecimentos técnicos necessários para o Processo de Regularização de Imóveis.

 

PÚBLICO ALVO: Servidores/Empregados públicos estaduais que atuam na área de Gestão de Imóveis.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Regularização de Imóvel: Procedimentos extrajudiciais e judiciais visando a regularização de Escrituras e Certidões de Propriedade, através de alvarás judiciais e outras ações.

 

Análise de casos e documentação necessária para a regularização; Alvarás; Aspectos da Avaliação de Imóveis; Averbação em Cartório de Registro de Imóveis; Certidões Negativas de Débitos e HABITE-SE.

 

PERÍODO: 02.05 a 03.06.2011.

HORÁRIO: 8:00 às 12:00 horas.

CARGA HORÁRIA: 100 horas/aula.

LOCAL: Sala de Treinamento da EGP.

No de VAGAS: 01