35 anos de bons serviços prestados: Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE
5 de junho de 2024 - 15:45 #35 anos de bons serviços prestados: Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra
Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) – 35 anos de bons serviços
35 anos de bons serviços prestados: Batalhão de Socorro de Urgência que atua no serviço de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros do Ceará. Somos o 2º mais antigo Serviço de atendimento de emergência do Brasil e o pioneiro a atuar com motocicletas de resgate, independente das várias denominações que o mesmo já teve ao longo desses anos e projetando o que ansiamos para o futuro como um batalhão ramificado por todo o Estado e emanador de doutrina operacional para o Brasil e América do Sul.
Homenagens
Civis e Militares foram homenageados por relevantes serviços prestados ao BSU.
Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE – 35 anos de dedicação incansável!
GSU/NREPH/BSU: Sua história e evolução
O Grupamento de Socorro de Urgência (GSU)
A princípio, o outrora Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) foi criado em 31 de maio de 1989 e continua desempenhando um papel fundamental no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) até os dias de hoje, atuando nas áreas operacional, preventiva e formativa.
Ou seja, a principal competência operacional do GSU é o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), em conjunto com a missão geral do Corpo de Bombeiros do Ceará de proteger pessoas e patrimônios em situações de risco, acidentes ou calamidades.
Ao longo de sua trajetória, o GSU passou por duas alterações em sua nomenclatura, mas sempre manteve sua essência no atendimento pré-hospitalar.
O Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH)
Assim, o CBMCE decidiu regulamentar suas atividades por meio da Lei 13.438, de 07 de janeiro de 2004, alterando o nome de Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) para Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH). Essa mudança não afetou as atribuições legais das equipes de resgate em relação ao atendimento pré-hospitalar.
O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)
De acordo com o Artigo 1º do Decreto Estadual 32.978, de 19 de fevereiro de 2019, o NREPH passou a se chamar Batalhão de Socorro de Urgência (BSU). Essa nova nomenclatura não alterou as atividades de resgate, conforme estabelecido nas normas já mencionadas ao longo do texto. O BSU continua operando com sucesso desde então.
Ao comemorar seus 35 anos, o Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE orgulhosamente celebra uma história repleta de realizações. Ao longo dessas três décadas e meia, vocês se tornaram verdadeiros heróis da comunidade, salvando vidas, oferecendo auxílio e protegendo nossa sociedade com dedicação incansável.
Desde o início como GSU, passando pela evolução como NREPH e chegando à atual denominação de BSU, vocês se mantiveram firmes em sua missão de atendimento pré-hospitalar. Seu profissionalismo, coragem e compromisso são exemplos a serem seguidos.
Parabéns, guerreiros! Que o legado de serviço e bravura do Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE siga iluminando o caminho de vocês por muitos e muitos anos. Vocês são verdadeiros heróis da nossa comunidade!
“Em vez de mexer com a vítima, mexa apenas com o dedo e ligue 193, o telefone que salva.”
“O amigo certo nas horas incertas”.