Ouvidoria do CBMCE promove conscientização no combate a violência contra mulheres

13 de março de 2024 - 13:37 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Ação de Conscientização Combate a Violência Contra Mulheres no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em parceria com a Polícia Civil do Ceará e o Governo do Estado do Ceará, lançou uma iniciativa de conscientização sobre a prevenção e o combate à violência contra as mulheres. A ação, liderada pela Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, visa garantir a segurança e o bem-estar das mulheres cearenses que integram a corporação. A iniciativa se realizou ao longo desta terça-feira, 12 de março de 2024.

A violência contra a mulher, um problema grave e persistente em nossa sociedade, assume várias formas, incluindo agressões físicas, abusos psicológicos e financeiros. Para combater essa realidade, a conscientização e a disponibilização de recursos para proteção e denúncia de violência são fundamentais.

Ou seja, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Ouvidoria desempenham papéis cruciais nessa luta. Os bombeiros atuam na prevenção e no socorro em emergências, enquanto a ouvidoria recebe denúncias, ouve a população e encaminha demandas às autoridades competentes.

Assim como, durante a ação, distribuíram-se panfletos informativos com orientações sobre como identificar sinais de violência contra a mulher, informações sobre os números de emergência, como o Disque 180, e os procedimentos para denunciar casos de violência. Os panfletos também explicavam os direitos das mulheres e os serviços disponíveis para apoiá-las, como casas de acolhimento e assistência jurídica.

Em resumo, a ação visou alcançar o maior número possível de pessoas, conscientizando-as sobre a importância de denunciar qualquer forma de violência contra a mulher. Além disso, reforçou a mensagem de que toda a sociedade deve se unir para combater esse problema.

A prevenção e o combate à violência contra a mulher são responsabilidades de todos nós. Por fim, ações como essa, realizadas pela Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e outros órgãos, são essenciais para criar uma cultura de respeito, igualdade e proteção às mulheres. Juntos, podemos construir um futuro mais seguro e justo para todas. “Vidas alheias e riquezas salvar!” é o lema que nos guia nessa missão.

rodapé