Ouvidoria do CBMCE divulga seu Relatório de Gestão do ano de 2023

8 de fevereiro de 2024 - 16:59 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Em cumprimento ao Decreto Estadual n.º 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, e à Lei Nacional n° 13.460/2017, a Ouvidoria Setorial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulga o Relatório de Gestão referente ao ano de 2023. Este documento é uma análise detalhada das 2707 manifestações recebidas ao longo do ano, representando um aumento significativo de 170,42% em comparação a 2022.

Ouvidoria do CBMCE divulga seu Relatório de Gestão do ano de 2023.

Os resultados são apresentados de forma estruturada através dos seguintes tópicos: meios de entrada; tipos de manifestações; tipos de assunto e de sub assuntos; tipos de serviços; programas orçamentários; unidades internas mais demandadas; manifestações por município de origem; resolubilidade da setorial; tempo médio de resposta e ainda a análise das pesquisas de satisfação respondidas.

O ano de 2023 marcou um marco histórico para a Ouvidoria do CBMCE, que se estabeleceu como o principal canal de comunicação com o cidadão, refletindo um esforço contínuo na transparência e eficiência do serviço prestado.

Principais Resultados

O canal de entrada mais utilizado foi a “Internet”, registrando 2296 manifestações, um aumento notável de +289,15%. O meio “Telefone da Central 155” apresentou 162 registros, com uma redução de 25,23%. Ao analisar os dados, observa-se que o tipo de manifestação mais frequente foi a “solicitação”, representando 2194 entradas (aumento de 255,59%). A maioria dessas solicitações refere-se a vistorias fiscalizadoras realizadas pelo CEPI, demonstrando o interesse do cidadão na verificação da conformidade de edificações às normas de segurança.

As reclamações aumentaram em 73,26%, totalizando 324, e estão principalmente relacionadas ao tema de vistorias fiscalizadoras. O assunto “Certificado de Conformidade” lidera as manifestações com 51,23%, seguido por “Vistoria Técnica em Edificação” (26,41%) e “Análise de Projeto de Segurança de Incêndio e Pânico” (9,67%), todos vinculados ao CEPI.

O índice de resolubilidade atingiu 100%, com todas as 2707 manifestações respondidas dentro dos prazos legais. O Tempo Médio de Resposta foi de apenas 2,25 dias, refletindo a eficiência do sistema, especialmente considerando o aumento significativo de 170% nas manifestações.

O CEPI é o grande impulsionador das manifestações, representando 92,05% dos registros, destacando-se pelos pedidos de vistorias em edificações comerciais e multifamiliares, além de denúncias de armazenamento irregular de Gás de Cozinha. Surpreendentemente,

Confira aqui o Relatório Completo