Bombeiro Militar de folga atua em vazamento de gás de cozinha

28 de dezembro de 2023 - 20:27 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros – Quartel de Canindé

Bombeiro Militar de folga atua em vazamento de gás de cozinha, na Vila São Francisco, no Centro de Capistrano. AIS 15.

A princípio, o 3º sargento bombeiro militar Roosevelt Santos Carneiro é lotado na Companhia de Canindé (6ªCIA | 3º BBM) e reside no município de Capistrano, estando de folga no momento da ocorrência.

Segundo o seu relato, “recebi uma ligação de um amigo que havia recebido outra ligação de um morador, informando que um botijão de gás estava pegando fogo e que o fogo já estava subindo para o telhado”.

Imediatamente, o 3º sargento Roosevelt acionou os bombeiros militares via CIOPS que acionou a unidade mais próxima, no caso de Baturité e se deslocou até o local do sinistro.

Contudo, ao chegar no local, os populares com um extintor tipo ABC de 6kg já haviam apagado o incêndio. No entanto, o botijão continuava vazando gás dentro da residência.

Em síntese, o 3º sargento entrou no ambiente e retirou o botijão da cozinha vazando e o colocou em um local arejado fora da residência. “O vazamento do gás ocorreu pela válvula de segurança que rompeu”, esclareceu o 3º sargento.

Por fim, “orientei a proprietária que somente pegasse o botijão quando estivesse totalmente vazio”.

Bombeiro Militar de folga atua em vazamento de gás de cozinha

Dicas que salvam vidas e protegem patrimônios

Em suma, a recomendação do Corpo de Bombeiros é que, sempre ao adquirir um botijão de gás, o proprietário verifique se há algum amassado ou pontos de ferrugem, eliminando as chances de vazamentos estruturais. Além disso, a cada cinco anos, se deve trocar o registro, a mangueira de gás e as braçadeiras, em decorrência do ressecamento, o que também eleva as chances de vazamentos.

Ao adquirir um botijão de gás, o proprietário deve verificar se há amassados ou pontos de ferrugem. Se observado, não receber e trocar por outro sem estes sinais. A cada cinco anos, o registro e a mangueira de gás devem ser trocados. Nunca deixar o botijão de gás próximo a fontes de calor. Se o botijão vazar gás, fechar a válvula e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente. 193, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.

Outra sugestão é a aquisição de um extintor tipo ABC de 6kg, sendo um recurso fundamental no combate de um princípio de incêndio.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a evitar acidentes e salvar vidas.