Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de gás de cozinha

13 de março de 2024 - 10:40 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Milita | Quartel do Conjunto Ceará

Comando de Bombeiros da Capital | CBC

A princíoio, o Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de gás de cozinha, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Sobretudo, por volta das 6h48 desta quarta-feira, 13 de março de 2024, uma explosão de gás de cozinha abalou seis apartamentos e atingiu um veículo de passeio no estacionamento, na Rua Paraná, no Parque Albano (Jurema), em Caucaia. Uma senhora de 67 anos, única ocupante da casa no momento da explosão, sofreu queimaduras graves.

De acordo com o 1º tenente Francisco das Chagas Mendonça, “a ambulância de resgate, alfa 2, do Corpo de Bombeiros realizou o atendimento pré-hospitalar da vítima e a conduziu para uma unidade de pronto atendimento. Como também, quatro senhores com extintores, apagaram o incêndio e resgataram a senhora, antes da chegada do socorro”, informou o comandante do socorro.

Coube a guarnição de combate a incêndio o rescaldo e a remoção do gás de cozinha, que se encontrava dentro do apartamento, para um local mais ventilado, pois ainda continha gás. Uma hipótese é que o gás vazou pelo registro e houve uma explosão com combustão do ambiente, atingindo a senhora. O registro derreteu por conta da combustão.

Corpo de Bombeiros atua em ocorrência de gás de cozinha

Gás de cozinha: características, perigos e explosão em Caucaia

Composição: O gás de cozinha, também conhecido como GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), é composto principalmente por propano e butano. Um odorizante à base de enxofre é adicionado para facilitar a detecção de vazamentos. Estado físico: No interior do botijão, cerca de 85% do gás está em estado líquido e 15% em estado gasoso. É importante nunca deitar o botijão, pois a descarga do gás líquido pode causar graves acidentes.

Vazamento e condensação: Quando há vazamento, o gás líquido vaporiza e se mistura com o ar ambiente. Essa mudança de estado físico causa a condensação da umidade presente no ar na superfície do botijão, criando a falsa impressão de suor e a formação de uma película de gelo no botijão. Perigos: A mistura de gás e ar em ambiente fechado é extremamente perigosa, pois basta uma faísca para provocar uma explosão.

Importante: Este gás quando vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. No entanto, este gás no ambiente inicia uma troca de calor. Como consequência, a superfície do botijão esfria e passa a condensar o vapor d’agua presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Contudo, neste caso, o volume de gás gerou uma película de gelo no entorno do botijão.

Explosão em Caucaia: A explosão em Caucaia, que deixou uma pessoa ferida grave, provavelmente foi causada por um vazamento de gás seguido por uma ignição.

Balanço

Em janeiro de 2024, o CBMCE atendeu 211 ocorrências com gases. Enquanto em fevereiro se atendeu 206.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 2.043 ocorrências com gases em 2023. Já em 2023, foram atendidas 2.118 ocorrências com a mesma tipologia. Os números de 2022 superam os anos 2021, 2020 e 2019, quando foram registrados respectivamente, 1.624, 1957 e 2092 casos. A princípio, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

rodapé