Ocorrência com gases mobiliza bombeiros militares

27 de dezembro de 2023 - 08:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

4ª Companhia do 1º Batalhão – José Walter

Ocorrência com gases mobiliza bombeiros militares, na Rua dos Sabiás, Passaré, AIS 7.

A princípio, por volta das 12h21 da tarde dessa terça-feira (26), ocorreu uma explosão por ignição de gases inflamáveis, durante um processo de impermeabilização.

Ainda assim, a proprietária do apartamento, uma senhora de 31 anos, sofreu queimaduras de 1º e 2º graus nas nádegas, pernas e rosto, além de cortes nas pernas devido aos estilhaços de vidro. O operador do equipamento também sofreu queimaduras nos cabelos. As vítimas receberam atendimento pré-hospitalar pelo SAMU Fortaleza, sendo encaminhados para o setor de queimados do IJF Centro.

Como também, os vizinhos, com extintores, conseguiram apagar os focos de incêndio antes da chegada dos bombeiros militares. A equipe, composta pelo 1º tenente Pires, subtenente Aldemir, sargento Daniel e soldado Costa, realizou uma inspeção visual para identificar possíveis riscos de novas explosões.

Em resumo, a explosão atingiu dois apartamentos, incluindo danos no teto de gesso, janelas de vidro prestes a cair e uma cozinha parcialmente destruída e cadeiras queimadas.

Ocorrência com gases mobiliza bombeiros militares

prevenção

Este incidente serve como um lembrete crucial da importância da segurança ao lidar com materiais inflamáveis. É essencial garantir uma ventilação adequada durante a impermeabilização e evitar fontes de ignição. Além disso, ter um extintor de incêndio acessível pode ser vital para conter um incêndio antes que ele se espalhe.

Prevenção salva vidas e patrimônios.

Balanço

Em síntese, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou uma diminuição de 3,72% nas ocorrências envolvendo gases em 2023, comparado ao mesmo período de 2022, que teve 1.958 atendimentos. Assim, em 2022, o CBMCE atendeu a 2.118 ocorrências com gases, um número superior aos anos de 2021 (1.624), 2020 (1.957) e 2019 (2.092). Existem vários tipos de gases, incluindo natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.