Corpo de Bombeiros atendeu 1.885 ocorrências com gases em 2023

8 de dezembro de 2023 - 19:42 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

4% é a redução das ocorrências com gases, em 2.023

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) registrou uma queda de 4% nas ocorrências com gases, entre janeiro e novembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2.022, quando registramos 1.958 atendimentos.

Em resumo, em 2022 atendemos 2.118 ocorrências com gases. Contudo, este número é superior aos anos de 2021 (1.624), 2020 (1.957) e 2019 (2.092), respectivamente.

Além disso, existem vários tipos de gases, os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Em síntese, esses dados ressaltam a importância contínua da conscientização sobre a segurança no manuseio de gases e a necessidade de prevenção relacionados a gases. A queda nas ocorrências em 2023 é um passo positivo, mas precisamos continuar os esforços para ampliarmos esta redução em prol da segurança de todos os cidadãos do Ceará.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

A princípio, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha, é composto por propano e butano. Assim, sob alta pressão, esses gases se tornam líquidos. É crucial manter o botijão em pé para evitar acidentes graves.

Em resumo, no caso de vazamento, ocorre a vaporização, transformando o gás em estado gasoso. Isso pode levar a uma explosão se houver uma fonte de calor próxima. Portanto, a conscientização sobre a segurança no uso do gás de cozinha é fundamental.

Dicas que salvam vidas e protegem patrimônios

Em resumo, recomendamos ao adquirir um botijão de gás verificar a existência de algum amassado ou pontos de ferrugem, eliminando as chances de vazamentos estruturais.

Por fim, a cada cinco anos, devemos trocar o registro e a mangueira de gás, em decorrência do ressecamento e da legislação vigente.