27 de outubro de 2023 - 17:10 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Fortaleza, 27 de outubro de 2023 – O Corpo de Bombeiros do Ceará teve a honra de sediar com sucesso o 54º Fórum Permanente de Controle Interno, que teve como foco central a “Prestação de Contas Anual 2023”. O evento ocorreu no dia 26 de outubro, das 13h30 às 17h, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, localizado na Av. Borges de Melo, nº. 690, Parreão, Fortaleza/CE. O evento é promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE).

CBMCE sedia o 54º Fórum Permanente de Controle Interno

O evento de grande relevância reuniu um público diversificado, composto por servidores públicos das Assessorias de Controle Interno e Ouvidoria das diferentes áreas do Estado, bem como gestores administrativos financeiros do Poder Executivo. O objetivo principal foi fornecer orientações essenciais aos Órgãos e Entidades Estaduais relacionadas à preparação do Processo de Prestação de Contas Anual para o ano de 2023.

CBMCE sedia o 54º Fórum Permanente de Controle Interno

O secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, enfatizou a importância da prestação de contas, afirmando que “é um dos pilares da democracia”. Ele destacou o papel crucial da CGE como órgão central de controle interno do Estado, encarregado de assessorar e orientar os gestores públicos estaduais no processo de prestação de contas ao órgão responsável, que é o Tribunal de Contas do Estado. Também digno de nota é a presença do Comandante-Geral Adjunto do
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o Cel. Wagner Maia, na cerimônia de abertura.

CBMCE sedia o 54º Fórum Permanente de Controle Interno

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de prestação de contas, compreendendo suas várias etapas e a elaboração do Relatório de Controle Interno de Contas de Gestão (RCI Gestão). Além disso, foram apresentadas as práticas de análise e acompanhamento de trilhas de auditoria relacionadas ao processo de prestação de contas e indicadas no RCI Gestão.

O 54º Fórum Permanente de Controle Interno desempenhou um papel fundamental em fortalecer a capacidade de controle interno do Estado e em assegurar a transparência e a responsabilidade no uso dos recursos públicos e foi transmitido ao vivo pelo canal da CGE no Youtube, onde está disponível para assistir

Clique aqui e veja o registro fotográfico do evento

Clique aqui e acesse os documentos apresentados no 54º Fórum Permanente de Controle Interno.

*Matéria com informações das Assessorias de comunicação do CBMCE e da CGE.