26 de setembro de 2023 - 15:34 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Ouvidoria do CBMCE apresenta o resultado da avaliação de Serviço da Formação de Brigadas de Incêndio em Órgãos e Entidades Públicas

No dia 26 de setembro, no Salão Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), foi realizada a Avaliação de Serviço da Formação de Brigadas de Incêndio em Órgãos e Entidades Públicas. O evento teve como objetivo apresentar os resultados da avaliação feita pelos participantes do curso, oferecendo insights valiosos sobre a qualidade da capacitação e seu impacto.

Com base nos dados apresentados, a avaliação dos participantes em relação ao curso de capacitação foi muito positiva. A diversidade no perfil dos participantes, abrangendo gênero, idade, cor/raça/etnia e nível de escolaridade, demonstrou uma representatividade variada no grupo, refletindo o alcance da formação.

O destaque da avaliação recaiu sobre os instrutores de atendimento pré-hospitalar (APH) e prevenção e combate a incêndios (PCI), que foram classificados como excelentes ou ótimos pela grande maioria dos participantes. Essa alta aprovação reflete a qualidade do ensino oferecido pelo curso.

A metodologia de ensino também recebeu uma taxa de satisfação elevada, indicando que os participantes estavam contentes com a forma como o conhecimento foi transmitido. No entanto, houve áreas com índices de insatisfação, especialmente em relação à infraestrutura das aulas práticas, exigindo atenção por parte dos responsáveis pelo CFBI e dos gestores do local de treinamento.
A pesquisa de satisfação abordou as opiniões dos participantes sobre o curso CFBI, categorizando as respostas em sugestões, elogios, críticas, depoimentos e agradecimentos. Todas as sugestões, elogios, críticas e comentários serão considerados seriamente para melhorias futuras.

O índice do Net Promoter Score (NPS) alcançou um notável 94,73%, classificando o serviço na “Zona de Excelência”. Isso indica que a maioria dos participantes está altamente satisfeita e pronta para recomendar o curso a outros.

A pesquisa também revelou um interesse significativo dos participantes em realizar outros cursos promovidos pelo CBMCE, incluindo Primeiros Socorros, Brigadista/Combate a Incêndios e Prevenção de Afogamentos/Guarda Vidas.

Apresentação da pesquisa CTDH 2023

Avaliação de Serviço da Formação de Brigadas

O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo Caroline Bastos Gabriel, Orientadora da Célula de Monitoramento das Demandas da Sociedade da Controladoria Geral do Estado; Tenente-Coronel Clauber Barbosa Melo, Ouvidor da PMCE; Paulo Henrique Araújo Lima, Ouvidor da Secretaria de Proteção Social e Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (Seção Ceará); Tenente-Coronel Haroldo Jorge Aragão Gondim, Ouvidor Setorial Substituto CBMCE; Tenente-Coronel Christiano de Almeida Sales, Comandante da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar; Tenente-Coronel Naum Maurício, Gestor dos Programas Sociais do CBMCE; Coronel Manoel Helder de Miranda, Diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Informação do CBMCE, além de militares do CTDH responsáveis pelas brigadas e da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, responsáveis pelo campo de treinamento das brigadas.