Bombeiro militar cearense retorna após combater incêndios florestais no Canadá

23 de agosto de 2023 - 17:21 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Na manhã de quarta-feira, 23/08, foi realizada cerimônia de boas-vindas após 30 dias de trabalho, da missão de assistência humanitária do Brasil ao Canadá, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A princípio, o empenho dos profissionais teve por objetivo o combate a incêndios florestais que atingem aquele país, a convite da Ministra de Estado, substituta, das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha.

O Canadá vive uma temporada recorde de incêndios florestais: 14 milhões de hectares foram queimados, o dobro do último recorde, de 1989. Cerca de 140 mil km quadrados de terra (quase o tamanho do Amapá) já foram destruídos em todo o país em 2023. Milhares de pessoas foram obrigadas a sair de casa.

Como também, determinada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em atenção a pedido do governo canadense, a missão humanitária brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e contou com 104 especialistas vinculados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); à Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (LIGABOM).

Nesse sentido,, o trabalho foi desenvolvido visando a integração das agências envolvidas e, na atuação do combate às chamas, o governo canadense orientou os trabalhos.

Enquanto pela LIGABOM, os representantes foram escolhidos por serem especialistas em incêndios florestais, contemplando todos os biomas brasileiros. Dessa forma, além de poderem atuar em todas as vegetações que possam existir naquele país, nossos bombeiros militares trazem também em sua bagagem a experiência de um grande incêndio que poderá ser compartilhada com suas corporações de origem, fortalecendo o que já vem empregado no Brasil.

Estiveram representados os seguintes Corpos de Bombeiros Militares:
1. CBMMG; 2) CBMPE; 3) CBMPB; 4) CBMBA; 5) CBMCE; 6) CBMMA; 7) CBMRO; 8) CBMAC; 9) CBMMT; 10) CBMERJ; 11) CBMGO; 12) CBMDF;13) CBMES; 14) CBMSC; 15) CBMRS; 16) CBMPR; 17) CBPMESP; 18) CBMTO.

Após a solenidade, os combatentes florestais seguiram para o seio de suas famílias que os aguardam ansiosamente.

Por fim, o regresso do capitão bombeiro militar Fábio Ximenes Plutarco é motivo de celebração também pela valiosa experiência que ele traz consigo: o intercâmbio de conhecimento adquirido durante sua participação na missão no Canadá será de grande importância para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, aprimorando suas habilidades no combate a incêndios florestais.

Vidas alheias e riquezas salvar!