Operação Incêndios Florestais – Canadá 2023

29 de julho de 2023 - 12:27 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Operação Incêndios Florestais - Canadá 2023

Delegação Brasileira – Equipe CRW4 (LIGABOM)

A missão humanitária é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Ao todo, 104 brasileiros especialistas em combate aos incêndios florestais viajaram rumo ao Canadá. Especialistas apontam que a temporada de incêndios de 2023 é a mais severa da história do país. Mais de 10 milhões de hectares de vegetação foram destruídos e dois óbitos foram registrados.

Sobretudo, coube a Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM) a articulação com os Corpos de Bombeiros do Brasil.

A atuação dos bombeiros militares

A princípio, os bombeiros militares no Canadá se encontram em status de resposta efetiva, conforme relato desta sexta-feira (28), 5º dia de resposta.

Atualmente, os bombeiros se encontram na Divisão 499-Hotel/ Baker Creek/Base da BCWS/Canadá. Como também enfrentam o seguinte cenário meteorológico: Temperatura: entre 20°-9° C; – Umidade Relativa do Ar: 50%; – Previsão de precipitação: 0,8 mm e – Vento: 6-23 Km/h.

Os recursos logísticos disponíveis são caminhonetes, ferramentas tipo pulaski e pá de combate a incêndio florestal. Além do equipamento de proteção individual (EPI).

Operação Incêndios Florestais - Canadá 2023

20 Bombeiros Militares da Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM) de 18 Estados Brasileiros.

A atuação neste momento e de proteção da porção Norte da Divisão 499-Hotel (maior área queimada até o momento na região).

Cronograma de atividades

Os Bombeiros se encontram em uma região do Canadá com fuso horário de – 4 horas.

As atividades, planejadas, se estendem das 5h às 21h30.

Assim como cumprem, café da manhã, da chamada e conferência, briefing de segurança e meteorológico da missão. Passando pelo deslocamento para a área determinada para atuação da equipe; briefing operacional, e definição das áreas de atuação; construção de aceiro, conforme estratégia de combate; refeição e hidratação; combate direto, próximo a borda do incêndio, utilizando linhas de mangueira. Regresso, refeição, reunião de staff da Comitiva Internacional Brasileira sobre o turno operacional; Por fim, recomendações para o dia posterior e liberação da equipe Staff/LIGABOM para descanso.

Contamos com um preceptor local, Jonny Summers (Hot Shot EUA).

A equipe de bombeiros militares brasileiros tem o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais como comandante da Equipe Ligabom.

Por que é tão difícil combater um incêndio no Canadá?

De acordo com o capitão Fábio Ximenes Plutarco, representante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na Missão Canadá, “as resinas presentes nos pinheiros, uma das árvores mais comuns nas florestas canadenses, são um dos maiores responsáveis pela fácil propagação de incêndios florestais, uma vez que são altamente inflamáveis“, enfatizou o capitão bombeiro militar.

Vidas alheias e riquezas salvar!