CBMCE Missão Humanitária no Canadá

28 de julho de 2023 - 07:16 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE Missão Humanitária no Canadá

Relato de atividades

Segunda-feira, 24 de julho de 2023

Manhã: Saída as 9h para pegarmos viaturas 4×4 que ficará com cada equipe de 5 bombeiros (chamada na operação de esquadra). 12h saída do terreno já com viaturas por cada esquadra.

Tarde: Chegada no acampamento de operação as 15h. Armação de barracas e conhecimento das instalações: banheiros, refeitório, sala de materiais, lavanderia, sala de reuniões e regras do local. Chefes de esquadra tem reunião sobre a situação dos incêndios que atuarão . Existem dois, há risco de se conectarem formando um maior, e o trabalho será evitar isso, proteger casas e aproveitar chuva leve e diminuição de temperatura para atacar incêndio com mais força. 19h janta e 21h briefing sobre dia seguinte. 22:00 liberados para repouso

Terça-feira, 25 de julho de 2023

Manhã: Café da manhã as 5h. Reunião as 6:00. Saída as 6:30 para ponto de encontro ha 100km da Base. Encontro as 8h com Sheena Waters, encarregada da operação no dia. Início da operação as 9h. Tínhamos à disposição um veículo SUV para cada equipe de 4 bombeiros, sendo 5 no total, além das ferramentas Pulaski e pás. Equipe Ligabom de 20 Bombeiros Militares atuou junto com uma equipe de 20 brigadistas do ICMBio. Atividade de rescaldo, procurando fumaça e focos ativos, majoritariamente com raízes e troncos grossos ainda quentes e em brasas. Raras chamas.

Tarde: atividade acima se estendeu até 18h, onde aguardamos equipe do ICMBio para retornar à base. Para almoço foi pego lanches para viagem de manhã após café da manhã. Chegada na base próximo de 20h. Foi feito reunião com o canadense oficial de segurança do incidente, apenas com chefes de órgãos: Ligabom, Força Nacional, ICMBio e Ibama, sobre segurança de demarcações com fitas de diversas cores, árvores que caem, carrapatos, ursos e uso de ferramentas. Participei junto com comandante da equipe Ligabom TC Duarte.

Após foi feito reunião de encerramento sendo feito resumo do dia e previsões para ação no dia seguinte. Encerramento as 23h.

CBMCE Missão Humanitária no Canadá

Esta a 10°C, frio e fogo chega a ser estranho.

Informou o capitão Fábio Ximenes Plutarco, do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O bombeiro cearense e demais integrantes da comitiva chegaram ao país no último sábado (22), onde receberam mais detalhes sobre a missão e tipos de resposta a incêndios florestais no Canadá. Em seguida, se deslocaram para a localidade de Prince George, onde ocorrem as operações. Os brasileiros devem regressar aos seus respectivos estados em 24 de agosto de 2023.

A missão humanitária é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Ao todo, 104 brasileiros especialistas em combate aos incêndios florestais viajaram rumo ao Canadá. Especialistas apontam que a temporada de incêndios de 2023 é a mais severa da história do país. Mais de 10 milhões de hectares de vegetação foram destruídos e dois óbitos foram registrados.

Coube a Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM) a articulação com os Corpos de Bombeiros do Brasil.

A força-tarefa

Além do bombeiro militar do Ceará, também integram a missão profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e as corporações de bombeiros militares dos estados do Acre. Bahia. Ceará. Espírito Santo. Goiás. Maranhão. Mato Grosso. Paraíba. Paraná. Pernambuco. Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul. Rondônia. Santa Catarina. São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Do mesmo modo, cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda. Ainda mais, do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e de outras repartições federais e estaduais.