Corpo de Bombeiros integra missão humanitária para combater incêndios florestais no Canadá

20 de julho de 2023 - 20:27 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros integra missão humanitária para combater incêndios florestais no Canadá

capitão Fábio Ximenes Plutarco é o Corpo de Bombeiros do Ceará na missão humanitária

Corpo de Bombeiros integra missão humanitária para combater incêndios florestais no Canadá.

A princípio, nesta sexta-feira, 21 de julho de 2023, o capitão Fábio Ximenes Plutarco do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) embarca para missão humanitária de apoio e combate de incêndios no Canadá. Sobretudo, compete a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores a coordenação da missão.

Ainda assim, 104 brasileiros, especialistas em combate a incêndios florestais deverão atuar nas florestas mais afetadas pelos incêndios pelo período de um mês.

Conforme especialistas da área, esta temporada de incêndios é a mais severa da história do Canadá. Além disso, se registrou dois óbitos e mais de 10 milhões de hectares de vegetação foram consumidos.

Então, a pedido do governo canadense, o governo brasileiro determinou o envio ao Canadá de uma missão humanitária para apoiar o combate aos incêndios florestais que atingem aquele país desde março de 2023.

Palavras do Capitão Fábio Ximenes Plutarco

“O que posso dizer é que é uma honra participar dessa ação humanitária, na qual estamos saindo do nosso país para ajudar outro, procurando salvar vidas, patrimônios e o meio ambiente. Sabemos que é uma missão árdua, mas estamos confiantes de conseguir representar bem o Brasil e nossos estados, dando nosso melhor e diminuindo os danos causados por esse desastre”.

Corpo de Bombeiros integra missão humanitária para combater incêndios florestais no Canadá

capitão Plutarco se encontra em Brasília DF, passando por nivelamento antes da missão

A força-tarefa

Além do bombeiro militar do Ceará, também integram a missão profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e as corporações de bombeiros militares dos estados do Acre. Bahia. Ceará. Espírito Santo. Goiás. Maranhão. Mato Grosso. Paraíba. Paraná. Pernambuco. Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul. Rondônia. Santa Catarina. São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Do mesmo modo, cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda. Ainda mais, do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e de outras repartições federais e estaduais.

Vidas alheias e riquezas salvar!