20 de maio de 2023 - 08:38 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) iniciou, nessa quarta-feira (17), a Pesquisa Anual de Satisfação da Qualidade dos Serviços Públicos junto aos participantes dos cursos de formação de Brigadas contra Incêndio dos órgãos Públicos, promovido pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). A pesquisa consiste em um questionário onde os alunos capacitados pelo CBMCE/CTDH poderão avaliar a qualidade do treinamento em que participou.

Ouvidoria

De acordo com o tenente coronel Edir Paixão, destaca a importância doa realização de pesquisa de avaliação dos serviços pelo usuário. “O Corpo de Bombeiros tem uma excelente reputação junto à sociedade e vem liderando pesquisas de credibilidade nos últimos anos, mas sempre que possível, devemos conhecer melhor nosso público para que nossas ações e programas estejam sempre melhorando e atendendo às necessidades dos cidadãos”, enfatizou o Ouvidor do Corpo de Bombeiros.

Ainda assim, conforme o tenente Domingos Neto, as duas últimas pesquisas realizadas mostraram que os serviços avaliados (Lives do CTDH e a emissão do certificado de conformidade pelo Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios) receberam boas avaliações. “Não há o que se temer em uma pesquisa de avaliação de satisfação, pois os órgãos públicos devem prestar um serviço de excelência ao cidadão, se os resultados mostram que algo precisa ser aperfeiçoado, vamos em buscar de melhorar”, ressaltou o responsável pelo serviço de informação ao cidadão do Corpo de Bombeiros.

A pesquisa

Além disso, na edição deste ano da pesquisa, o questionário possui uma inovação, a coleta de informações sobre raça/cor/etnia, já adequando-se às recomendações do Chefe do Poder Executivo Estadual, Governador Elmano de Freitas, para que as políticas públicas desenvolvidas por todos os órgãos e entidades do poder executivo levem em consideração o desenvolvimento de ações que visem reduzir o racismo institucional e promovam a equidade.

Em síntese, o questionário referente à Pesquisa de Satisfação será aplicado até o mês de agosto, quando os dados coletados serão analisados e produzido um relatório que será apresentado aos gestores do CBMCE e à sociedade cearense.

Serviço

Por fim, o CBMCE por meio de CTDH oferece o curso de formação de brigadas contra incêndio para os órgãos públicos de qualquer esfera dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), sejam municipais, estadual ou federais. Assim, o gestor do órgão ou entidade publica interessada, deve enviar ofício ao Comando geral da Instituição, solicitando o serviço.