CBMCE participa de Seminário promovido pela Secretaria de Igualdade Racial, Escola de Gestão Pública e SEPLAG

16 de maio de 2023 - 11:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

CBMCE participa de Seminário promovido pela Secretaria de Igualdade Racial, Escola de Gestão Pública e SEPLAG

Na tarde dessa segunda-feira, 15 de maio, o Corpo de Bombeiros do Ceará participou do Seminário “Registro de dados e a classificação Raça/Cor/Etnia nas Políticas Públicas realizado pela Secretaria de Igualdade Racial do Estado do Ceará (SEIR), em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Escola de Gestão Pública (EGP).

A princípio, o evento teve como objetivo, iniciar a capacitação dos órgãos e empresas do Poder Executivo Estadual na qualificação dos dados administrativos quanto aos critérios de pertença étnico-racial e consequentemente melhor subsidiar os gestores na formulação de ações, programas e políticas de governo, fornecendo dados objetivos sobre o tema, alinhando-se a perspectiva de um orçamento sensível a raça e gênero.

Destaca-se que a 5ª diretriz do Plano de Governo do Governador Elmano de Freitas e da Vice- Governadora Jade Romero visa justamente o combate ao racismo como uma estratégia basilar para todas as políticas publicas a serem inseridas no Planejamento Plurianual 2024 – 2027 , por meio de execução de ações repressivas, valorativas e afirmativas que garantam a superação das discriminações e desigualdades raciais e oportunizem  redes de proteção  dos grupos  racializados  de forma subalterna e sua inclusão socioeconômica.

Seminário SEPLAG

Tenente Domingos Neto, representante do CBMCE ao lado da Dra. Zelma Madeira, Secretária de Estado da Secretaria de Igualdade Racial do Ceará

O Corpo de Bombeiros, por meio de sua Ouvidoria, representada pelo Tenente Domingos Neto, responsável pelo Serviço de informação se fez presente a esse evento que dá início a várias ações a serem desempenhadas pela Secretaria de Igualdade Racial, criada na gestão do Governador Elmano de Freitas.

De acordo com gerente da Célula de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Planos da SEPLAG, Anna Caroline Botelho, os gestores e servidores responsáveis elaborar o PPA 2024-2027 devem pensar em indicadores que mostrem os impactos de seus programas e ações para o enfrentamento das desigualdades e discriminações existentes ainda em nossa sociedade e que possam ser avaliados com base na gestão para resultados.

Em síntese, vários órgãos estiveram presentes ao evento: Casa Civil, SEAS, Metrofor, SOHIDRA, SEMACE, SUPESP, AESP, SECULT, SEFAZ, SEDUC, EGPCE, FUNECE, SEPLAG, Instituto Dragão do Mar, Secretaria dos Povos Indígenas, entre outros.

Vidas alheias e riquezas salvar!