17 de abril de 2023 - 13:20 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

JBV ABBEM, JBV Padre Romualdo e JBV CTDH tem aula prática no Quartel Central

Três Núcleos do Programa Jovem Brigadista de Valor tem aula prática no Quartel Central, na Área integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A princípio, ao longo da manhã deste sábado (15), alunos do Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) de três núcleos se planejaram e executaram uma aula prática conjunta no Quartel Central, localizado no Bairro: Jacarecanga, em Fortaleza.

Como também, os núcleos do JBV da Associação Batista Beneficente (ABBEM), coordenador tenente Luiz Junior; JBV – Padre Romualdo, (Caucaia), coordenador tenente Marlos Amaury e JBV – Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), coordenador subtenente Haroldo. Ou seja,  sessenta e quatro alunos do Jovem Brigadista de Valor (JBV) iniciaram o dia no hasteamento do Pavilhão Nacional com a Prontidão de serviço, sob o comando da tenente Joelma, comandante do 1º socorro e Oficial de Dia.

Estações práticas

Além disso, os jbvenianos tiveram várias estações práticas sobre equipamentos e viaturas utilizados no Combate a Incêndio Urbano, as estações foram:

1. Estações Práticas 01: Conhecer a viatura operacional Auto Bomba Tanque e Salvamento, onde tiveram a oportunidade de ter uma explicação e explanação do material que constituí a carga da viatura e seu poder operacional. Instrutores: sargento Pedro Serra e soldado Wilson.

2. Estações Práticas 02: Conhecer equipamentos de proteção respiratória – EPR, equipamentos de Proteção Individual, roupa de proteção para incêndio urbano. Instrutores: soldado Linard, soldado Dourado e soldado Michelson.

3. Estações Práticas 03: Conhecer Escada Magirus – auto escada articulada. Conhecer e subir no cesto para melhor experiência desse equipamento. Instrutores: subtenente Haroldo, subtenente Vital, subtenente Maciel e subtenente C. Adriano.

4. Estações Práticas 04: Conhecer Firebull Aircore. Conhecer essa tecnologia inovadora de ventilação com nebulização de água ou espuma, garantindo maior absorção de calor, controle do fogo mais rápido e redução do uso de água. Enquanto um equipamento tradicional demora cerca de 65 segundos para controlar o fogo, o Firebull Aircore precisa de apenas 25 segundos para o mesmo processo. Instrutores: tenente Luiz Júnior e soldado Moura.

auto turbina-móvel

auto bomba sobre esteira (firebull)

Nesse sentido, tivemos o apoio da Equipe Técnica do JBV ABBEM: Sra. Vânia Viana, Sra. Docarmo Nogueira, Sra. Cíntia e S.r. Alan. Fotógrafos da ABBEM S.r. Júlio e S.r. Romário. Equipe Técnica do JBV-Padre Romualdo a Sra. Regina, coordenadora civil do PSBS Padre Romualdo e JBV (Caucaia-Ce).

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH comandado pelo Tenente Coronel Naum Maurício Gomes é o gestor de todos os programas do CBMCE. Atualmente atendemos 5.197 alunos do JBV em 156 núcleos, sendo 41 em fortaleza, 25 na região metropolitana de fortaleza e 90 no interior do Estado do Ceará. O programa Jovem Brigadista de Valor (JBV), tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

A formação humana, cívica e profissional difundida no JBV, busca elevar esse jovem a um nível de compreensão e experiência que permita acesso mais fácil ao convívio social salutar e ao engajamento no voluntariado.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.