Corpo de Bombeiros do Ceará – Operação Semana Santa

5 de abril de 2023 - 19:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros do Ceará - Operação Semana Santa

Semana Santa atuando com foco na prevenção de afogamentos

Corpo de Bombeiros do Ceará – Operação Semana Santa. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vai complementar o efetivo para realizar ações de prevenção e monitoramento em praias, lagoas e açudes, além de atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas. A princípio, o trabalho será realizado, diariamente, por 534 bombeiros militares, com apoio de viaturas, motos aquáticas, botes e quadriciclos. Do total, 255 se dedicarão às ocorrências de salvamento aquático.

Serviço Ordinário

Já o serviço ordinário de prevenção e combate à incêndio, salvamento aquático, terrestre e em altura e atendimento pré-hospitalar será realizado por todas as unidades de bombeiros da capital, região metropolitana e interior, contando com 279 bombeiros militares por dia e seguirão o regime normal de plantão 24 horas, podendo ser acionados através do telefone 193.

Do mesmo modo, se mantém todos os serviços de combate a incêndios, busca e salvamentos, atendimento pré-hospitalar, defesa civil e engenharia de prevenção de incêndio, além da logística. Como também, em prol da segurança preventiva se elaborou material de divulgação para evitar acidentes, especialmente com afogamentos.

Operação Semana Santa

Apesar disso, estaremos presentes em 31 municípios cearenses, cobrindo praias, açudes, rios e lagos.

Ainda assim, a distribuição das equipes de guarda-vidas leva em conta dois fatores: a quantidade de banhistas e o risco, podendo haver remanejamento de acordo com a necessidade. O serviço será das 08h às 17h, podendo ser prolongado até às 19h, a critério da autoridade militar da área. Também serão distribuídas 6000 pulseiras de identificação para as crianças no intuito de facilitar a localização das mesmas em locais de grande concentração de pessoas.

Corpo de Bombeiros do Ceará - Operação Semana Santa

Ainda mais, o serviço extraordinário contará com o reforço de 255 bombeiros militares por dia e serão utilizadas 38 viaturas, dentre elas, veículos de fiscalização e vistorias técnicas, jipes com tração 4×4, quadriciclos e as embarcações de salvamento aquático tais como botes e motos aquáticas.

Defesa Civil e chuvas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) atuará em regime de plantão na prevenção, preparação e resposta aos desastres, principalmente àqueles relacionados ao incremento de precipitações hídricas, como: as enchentes, as enxurradas e os alagamentos. Além do apoio e assessoramento aos municípios no processo de decretação de estado de emergência ou de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas que tem atingido todo o Estado.

Vistorias Técnicas

O Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios (CEPI) ficará responsável pelas vistorias prévias das estruturas nos eventos temporários e locais de reunião de público, bem como sua fiscalização, visando o cumprimento das normas de segurança e proteção contra incêndio e pânico.

Coronel Comandante-Geral Cláudio Barreto

De acordo com o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Cláudio Barreto, “atitudes simples, salvam vidas, o foco da nossa operação é a prevenção de afogamentos, por isso, peço o empenho de todos os bombeiros e bombeiras militares”, reforçou.

Prevenção de afogamentos

-Procure nadar em áreas supervisionadas pelos guarda-vidas e pergunte sobre as condições de banho e locais mais seguros, evitando valas e correntes de retorno;

-Se estiver sob efeito de substâncias alcoólicas (no feriado da Semana Santa é comum a ingestão de vinho), evitar entrar em praias, lagoas, rios, açudes, piscinas, etc.;

-Evite nadar imediatamente após a ingestão de alimentos de digestão lenta, pois o esforço que a natação requer pode fazer com que a pessoa venha a passar mal;

-Não mergulhe “de cabeça” em locais considerados rasos ou com profundidade desconhecida, devido o grave risco de lesões na coluna cervical, que pode ser fatal;

-As crianças NUNCA deverão estar desacompanhadas de um adulto responsável, nem por um segundo. Além do risco de afogamentos, é um público muito vulnerável e que costuma se perder com facilidade;

-Cuidado redobrado ao mergulhar em mananciais de água doce (rios, lagoas, açudes), pois pode haver galhos ou outros objetos que possam prender o banhista e deixá-lo submerso;

-Lembre-se sempre desse jargão: “água no umbigo, sinal de perigo!”. O nível da linha d`água deverá ficar sempre abaixo desta região;

-Deparando-se com um afogamento, acione imediatamente o socorro especializado (guarda-vidas da região) e, se possível, jogue de uma distância segura um objeto flutuante (garrafa pet tampada, coletes, isopor, prancha, etc.) para a vítima. Nunca tente salvar por conta própria pois as chances de se tornar mais uma vítima são grandes.

Corpo de Bombeiros do Ceará - Operação Semana Santa

bombeiros militares recebem materiais para a operação semana santa

Cuidados nos Alagamentos, enxurradas e deslizamentos

-Em caso de chuvas intensas, procure se abrigar em um local seguro. Verifique com a Defesa Civil do seu município se sua residência se encontra numa área de risco;

-Não se aventure ao tentar atravessar locais alagados ou passagens molhadas;

-Cuidado com os banhos de rios e córregos, principalmente em regiões serranas. Durante as chuvas pode ocorrer um fenômeno conhecido tromba d’água, que consiste no rápido aumento do fluxo e volume de água, arrastando tudo no entorno;

Corpo de Bombeiros do Ceará - Operação Semana Santa

materiais distribuídos para os guarda-vidas