10 de abril de 2023 - 17:41 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Ações do CBMCE impactam em 7.437 atuações na Semana Santa de 2023

Ações do CBMCE impactam em 7.437 atuações na Semana Santa de 2023.

Como parte do planejamento operacional coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), deu início, às 8 horas da última sexta-feira (7), à Operação Semana Santa 2023 em todo o Estado. Todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) foram contempladas com ações preventivas, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral. Ao todo, foram 7.437 ações do CBMCE realizadas durante a operação no Ceará, sendo contabilizadas, no período, 7.410 prevenções aquáticas.

Ações do CBMCE impactam em 7.437 atuações na Semana Santa de 2023

De acordo com o coronel comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto de Sousa, o reforço do efetivo no período fez a diferença e impactou no resultado positivo. “Durante a Semana Santa no Ceará contamos com 534 bombeiros militares atuando diariamente, contando com o reforço extraordinário de 279 para o trabalho preventivo. Tivemos 50 viaturas operando, com veículos 4×4, motos aquáticas e quadriciclos para apoio aos guarda-vidas. Além de equipes de mergulho e guarda-vidas, a Defesa Civil atuou na prevenção das respostas a possíveis desastres. O setor de Engenharia Prevenção de Incêndio realizou fiscalizações e vistorias técnicas em eventos”, destacou.

Ações do CBMCE impactam em 7.437 atuações na Semana Santa de 2023

por volta das 10h15min, da manhã deste sábado (8), os guarda-vidas da Praia do Futuro salvaram um jovem de 23 anos de idade

Vidas salvas

O desempenho positivo se estende também às atuações referentes aos resgates de afogamentos. No período, resgatamos doze vidas durante os dias de operação. Nenhum afogamento fatal ocorreu na área de atuação do CBMCE. As equipes do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) realizaram três operações de mergulho durante os dias de paixão. Além de três atendimentos pré-hospitalares.

Cuidados com as crianças

Durante os feriados é comum, acontecerem ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia de praias. O CBMCE distribuiu 6.000 pulseirinhas de identificação dos pequenos. Ao receberem as pulseirinhas, os pais ou os responsáveis colocam seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perca na praia. Os trabalhos dos salva-vidas vão além da prevenção de possíveis afogamentos. Em síntese, a prevenção deu certo, nenhuma criança se perdeu na Operação Semana Santa 2023.