CBMCE divulga o Relatório de Gestão da Transparência do ano de 2022

9 de março de 2023 - 15:25 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Comitê Setorial de Acesso à Informação

CBMCE divulga o Relatório de Gestão da Transparência do ano de 2022

CBMCE divulga o Relatório de Gestão da Transparência do ano de 2022. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) divulgou nesta terça-feira, 9 de Março, o Relatório de Gestão da Transparência referente ao ano de 2022. A publicação do documento é um cumprimento à Lei Estadual de Acesso à Informação nº 15.175/2012, que determina a divulgação de informações sobre a gestão pública.

A princípio, o relatório apresenta uma análise detalhada sobre os pedidos de informação solicitados ao Órgão. Como também, os resultados alcançados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará no ano passado. Em outras palavras, o documento destaca as ações realizadas pela Instituição para garantir a transparência e o acesso à informação. Ainda assim, disponibiliza os dados no portal da transparência.

De acordo com o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, “as informações contidas no relatório são de extrema importância para a transparência e o controle social das atividades da instituição”, destacou o Comandante-Geral José Cláudio Barreto de Sousa.

Contudo, nosso compromisso com a transparência e a gestão responsável dos recursos públicos é constante e a divulgação deste relatório é uma prova disso.

Principais Resultados

Nesse sentido, as informações que o cidadão encontra no documento são: Quantitativo de solicitações de informação; Solicitações de informação por município; Classificação das solicitações de informação; Classificação das respostas das solicitações; Análise sobre o tempo médio de resposta; Manifestações por assuntos mais recorrentes; Solicitações por meio de entrada; Análise sobre a pesquisa de satisfação. Manifestações analisadas sobre o meio de preferência de resposta; Análise sobre a resolubilidade das demandas.

Ao longo do ano de 2022, foram registrados 183 pedidos de informação ao CBMCE. Sendo cento e trinta e oito (77%) finalizados pela Central 155, e quarenta e cinco (25%) pelo CSAI/CBMCE.

Relatório Transparência CBMCE 2022 lei-de-acesso-a-informacao CBMCE divulga o Relatório de Gestão da Transparência do ano de 2022

Em síntese, o índice de Resolubilidade em 2022 foi de 100%, ou seja, em todas as solicitações o prazo legal foi respeitado. Em suma, obtivemos em 2022 o melhor Índice de Resolubilidade da série histórica 2018 – 2022. Por fim, o tempo médio de resposta do CSAI/CBMCE foi de nove (9) dias, bem abaixo dos vinte (20) dias regulamentados. Isso reforça o comprometimento da equipe com o cidadão.