Ações do CBMCE impactam em 16.324 atuações no Carnaval de 2023

24 de fevereiro de 2023 - 09:41 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará I Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Como parte do planejamento operacional coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), deu início, às 18 horas da última sexta-feira (17), à Operação Carnaval 2023 em todo o Estado. Todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) foram contempladas com ações preventivas, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral. Ao todo, foram 16.324 ações do CBMCE realizadas durante a operação no Ceará, sendo contabilizadas, no período, 16.185 prevenções aquáticas.

Nesse sentido, atuaram na Operação Carnaval 2023, 660 bombeiros militares, com o reforço extraordinário de 389 militares. Em síntese, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará complementou o efetivo para atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas, com foco no trabalho de guarda-vidas em praias, lagoas e açudes e no serviço de busca e salvamento.

Conforme o coronel comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto de Sousa, o reforço do efetivo no período fez a diferença e impactou no resultado positivo. “Durante o Carnaval no Ceará contamos com 660 bombeiros militares atuando diariamente, contando com o reforço extraordinário de 389 para o trabalho preventivo. Tivemos 50 viaturas operando, com veículos 4×4, motos aquáticas e quadriciclos para apoio aos guarda-vidas. Além de equipes de mergulho e guarda-vidas, a Defesa Civil atuou na prevenção das respostas a possíveis desastres. O setor de Engenharia Prevenção de Incêndio realizou fiscalizações e vistorias técnicas em eventos”, destacou.

Ainda de acordo com o coronel Cláudio Barreto, “é importante frisar também que, dos 573 quilômetros de praias distribuídos em 20 municípios cearenses, o CBMCE atuou em 16 deles. Realizamos ainda a distribuição de pulseiras para as crianças, retiramos pessoas que estavam em local de perigo e orientamos os banhistas para que não houvesse possíveis afogamentos. Em todos os dias de Carnaval, o CBMCE realizou 16.185 prevenções aquáticas, encontrou 23 crianças perdidas na faixa de areia, realizou 18 atendimentos pré-hospitalares e 33 vistorias técnicas. Além disso, 56 pessoas não morreram devido a uma ação rápida das equipes de salva-vidas”, ressaltou o comandante-geral do CBMCE.

Vidas salvas

O desempenho positivo se estende também às autuações referentes aos resgates de afogamentos. No período, 56 pessoas foram resgatadas com vida durante os dias de operação. Foi registrado um afogamento fatal na área de atuação do CBMCE e dois fora da atuação. As equipes do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) realizaram seis operações de mergulho durante os dias de folia. Além de 18 atendimentos pré-hospitalares.

Vistorias

As ações do CBMCE ainda culminaram em 33 vistorias técnicas por meio do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), setor de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações.

Cuidados com as crianças

Durante os feriados é comum, acontecerem ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia de praias. Ao todo, 23 crianças foram resgatadas durante os dias de Carnaval no litoral cearense. O CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação dos pequenos. Ao receberem as pulseirinhas, os pais ou os responsáveis colocam seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perca na praia. Os trabalhos dos salva-vidas vão além da prevenção de possíveis afogamentos.