Dicas dos Bombeiros: Prevenção e cuidados com crianças

18 de fevereiro de 2023 - 11:33 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Dicas dos Bombeiros: Prevenção e cuidados com crianças

Prevenir é salvar: Prevenção e cuidados com crianças

A princípio, a identificação da criança na praia é extremamente importante para garantir sua segurança e evitar que se percam. Nesse sentido, quando as crianças estão na praia, elas podem se distrair facilmente e se afastar dos pais ou responsáveis, o que pode ser perigoso e assustador para elas.

Ainda mais que, ao identificar a criança, os pais ou responsáveis podem ser rapidamente localizados em caso de emergência ou se a criança se perder. Como também, existem várias formas de identificar a criança na praia, como colocar uma pulseira com informações de contato dos pais ou responsáveis, escrever as informações com caneta impermeável no braço da criança, ou mesmo vestir a criança com uma camiseta personalizada.

Além disso, é importante orientar a criança sobre como agir caso se perca na praia, como procurar um salva-vidas ou uma autoridade local e pedir ajuda. Também é importante que os pais ou responsáveis estejam sempre atentos e observando a criança de perto enquanto estiverem na praia.

Coloque uma pulseira de identificação
Ou seja, esta medida é fundamental para caso a criança se perca. "identificar sua criança com uma pulseirinha faz toda a diferença. Em segundos, uma criança que estava próxima some e você não acha mais. Escreva o nome da criança, dos pais e um telefone para contato", ensina o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.
"Também é fundamental dar um ponto de referência para a criança, como, por exemplo, uma placa ou um quiosque, avisando que, caso ela se perca, fique lá até alguém ir buscá-la", completa o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará.
Supervisione a criança de perto
Como também, os perigos da praia não são poucos - a criança pode se perder, entrar sozinha no mar, colocar objetos indevidos na boca etc. "Crianças não tem medo de nada, acham que nada é perigoso. Essa é a idade que elas ainda estão descobrindo tudo", observa o guarda-vidas. Por isso, os pais/responsáveis devem supervisionar todas as brincadeiras de perto.

Coloque uma pulseira de identificação

Ou seja, esta medida é fundamental para caso a criança se perca. “identificar sua criança com uma pulseirinha faz toda a diferença. Em segundos, uma criança que estava próxima some e você não acha mais. Escreva o nome da criança, dos pais e um telefone para contato”, ensina o major Fernando Chailon Rodrigues Fonteles da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento.

“Também é fundamental dar um ponto de referência para a criança, como, por exemplo, uma placa ou um quiosque, avisando que, caso ela se perca, fique lá até alguém ir buscá-la”, completa o guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Supervisione a criança de perto

Como também, os perigos da praia não são poucos – a criança pode se perder, entrar sozinha no mar, colocar objetos indevidos na boca etc. “Crianças não tem medo de nada, acham que nada é perigoso. Essa é a idade que elas ainda estão descobrindo tudo”, observa o guarda-vidas. Por isso, os pais/responsáveis devem supervisionar todas as brincadeiras de perto.