JBV | CBMCE – Inscrições abertas

20 de janeiro de 2023 - 15:14 #

Ascom - CBMCE | JBV | CBMCE – Inscrições abertas |

JBV | CBMCE – Inscrições abertas

Inscrições abertas – Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) abriu inscrições, com vagas limitadas. Os interessados devem procurar o CTDH no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Ceará, na Rua Oto de Alencar, 215, no bairro: Jacarecanga, em Fortaleza-CE. Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Como também, o interessado pode se pré-inscrever por meio deste link, clique aqui!

Um pouco mais sobre o Jovem Brigadista de Valor (JBV)

O programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) tem a missão de contribuir na formação das crianças e adolescentes de ambos os sexos. Na faixa etária de 14 a 17 anos. Utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente. Compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora.

A formação humana, cívica e profissional difundida no JBV, busca elevar esse jovem a um nível de compreensão e experiência que permita acesso mais fácil ao convívio social salutar e ao engajamento no voluntariado.

Estes jovens são capacitados para dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro, a vítimas de acidentes, essencialmente prestando atendimento inicial em emergência pré-hospitalar e combate a princípio de incêndio, além de serem estimulados a promoverem o trabalho voluntário em sua comunidade e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Por fim, atualmente atendemos 5.197 brigadistas em 156 núcleos, sendo 41 em fortaleza, 25 na região metropolitana de fortaleza e 90 no interior do Estado do Ceará.

Breve Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2003, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, na época Academia de Bombeiro Militar (ABM), sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Esta iniciativa social é coordenado e desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

Após a criação formal do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), através do Decreto Nº 27.141 de 18 de Julho de 2003, os projetos sociais desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros ficaram sob a Coordenação deste Centro. Contudo, as instruções ministradas pelos bombeiros militares, busca estimular o jovem a desenvolver em sua comunidade, atividades de ações voluntárias de ajuda mútua.

Vidas alheias e riqueza salvar!