23 de novembro de 2022 - 13:25 #

Ascom CBMCE I Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

CTDH cria mais um PSBS no Benfica

Corpo de Bombeiros cria mais um PSBS no Benfica. Desta vez na praça da Avenida José Jataí localizada na Rua padre Francisco pinto 75. Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Inicialmente, para dar início a criação de um núcleo do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), na comunidade basta um ofício ao Coronel Comandante Geral do CBMCE, via de regra por uma pessoa da comunidade. Posteriormente, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTDH) faz o estudo de viabilidade e, estando tudo certo é implementado. “O PSBS é voltado para as pessoas idosas, atividade física de baixo impacto e lúdica”. definiu o tenente coronel, comandante do CTDH Homero Catunda.

Corpo de Bombeiros cria mais um PSBS no Benfica

O Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS)

A princípio, o PSBS nasceu em 2003, como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem o objetivo de realizar campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes domésticos. Em 2019, após uma lei sancionada pelo então governador Camilo Santana, o projeto se tornou política de estado. Durante a pandemia da Covid-19, o projeto passou a ser transmitido por meio de lives no canal do Youtube do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e também ao vivo pela TV Ceará.

Assim como, em seu início, o PSBS funcionava apenas em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, foi se expandindo e hoje já é desenvolvido em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 26 mil pessoas, com 742 turmas distribuídas em 33 municípios, cadastradas junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE.

Corpo de Bombeiros cria mais um PSBS no Benfica

Prestigiou a 1ª aula do novo PSBS, o coronel Claudio Barreto, comandante emérito do CTDH.

Vidas alheias e riqueza salvar!