Ouvidoria do Corpo de Bombeiros promove capacitação sobre o Código de Ética e conduta

17 de novembro de 2022 - 14:56 #

ASCOM I OUVIDORIA

Visando divulgar as normas éticas legais que regem a Administração Pública Estadual, a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros promoveu na manhã do dia 17 de novembro, a 1ª capacitação sobre Código de Ética e conduta da Administração Pública Estadual para os servidores civis e colaboradores terceirizados.

Participaram da capacitação de 4 (quatro) horas-aulas, 60 servidores civis do CBMCE que receberam informações sobre o Decreto Estadual Nº 31.198, de 30 de abril de 2013 que institui o Sistema de Ética e Transparência do Poder Executivo Estadual

A iniciativa busca alinhar as ações dos colaboradores civis do CBMCE para o caminho da integridade, em busca de se atingir o objetivo maior, oferecer ao cidadão uma instituição pública acessível, resolutiva, humana e inovadora, e ainda, divulgar o papel da Rede de Ouvidorias setoriais do Governo do Estado do Ceará.

Os facilitadores foram o Tenente Coronel Edir Paixão, Ouvidor, o Tenente Domingos Neto, Responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão e o Tenente Robério Meneses, integrantes da Ouvidoria do CBMCE.

O evento ocorreu de forma online, através da plataforma Google Meet e contou com o seguinte conteúdo programático: Administração Pública e cidadania, Controle Interno e Externo no serviço Público, Sistema de Ouvidoria da Rede Estadual, Sistema de Integridade, Apresentação do Decreto Estadual – CE nº 31.198/2013.

O que é Ouvidoria?

Em administração pública, Ouvidoria é o canal de comunicação principal entre os cidadãos e as várias instituições governamentais. Essa ferramenta permite um diálogo aberto do cidadão com o poder público. Permite também o controle de qualidade dos serviços públicos, através das sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias recebidas da população. Depois de receber as manifestações, a ouvidoria faz uma análise delas e  as encaminha para as áreas responsáveis. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças, tal como apontar irregularidades em algum órgão ou entidade.

É por meio da Ouvidoria que qualquer cidadão pode se manifestar, participar e fiscalizar a administração pública, registrando sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias pensando nas melhorias das políticas e dos serviços públicos.

Como usarO Ceará Transparente foi feito para facilitar a comunicação entre você, cidadão, e as várias instituições governamentais. O sistema possibilita que você registre

• Acesse a página da Ouvidoria do CBMCE

Colocar o link https://www.bombeiros.ce.gov.br/ouvidoria/