O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança de 11 anos de idade, em Canindé

6 de novembro de 2022 - 18:35 # #

Ascom CBMCE | 6ªCia/3ºBBM - Quartel de Canindé

Bombeiros Militares de Canindé retiram anel preso em dedo de criança de 11 anos

O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança, em Canindé. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), mais especificamente da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM), retirou o anel que estava preso no dedo de uma adolescente de 11 anos de idade, na madrugada deste domingo, 6 de novembro. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Os bombeiros militares de Canindé receberam na sede da 6ª Companhia, por volta das 2h40, da madrugada uma ambulância da cidade de Boa Viagem com mãe e filha. Imediatamente, a guarnição de serviço composta pelo subtenente Mesquita, subtenente A. Marcos, soldado Lavor, soldado Thaylane e soldado Karla, fazendo uso de uma minirretífica cortou o anel liberando o dedo da criança.

De acordo com o subtenente Paulo Sérgio MESQUITA de Farias, “o dedo estava inchado e bastante dolorido. Como também, o anel era de aço e de espessura considerável”, informou o comandante do socorro e fiscal de dia a unidade.

O Corpo de Bombeiros retira anel preso em dedo de criança

A equipe realizou uma inspeção visual e, mediante a ausência de risco, apesar do dedo da criança se encontrar inchado e como o anel estava muito preso, optaram pela utilização da minirretifica para fazer o corte da joia.

O bombeiro militar ressalta que o trabalho não oferece risco para a vítima. “Usamos uma lâmina fina de aço embaixo da aliança que protege o dedo”, afirma. “Enquanto um corta o anel, outro militar molha a mão da vítima para resfriar o metal, de modo a evitar que a joia esquente. Contudo, é mais seguro se a vítima não mexer a mão”, conclui.

Todos os quartéis e as guarnições de Resgate e de Busca e Salvamento dispõem do equipamento conhecido por minirretifica.

Prevenção

O subtenente Paulo Sérgio MESQUITA de Farias, informa que situações como essa são atendidas de forma corriqueira nos próprios quartéis do Corpo de Bombeiros, “muitas pessoas se encaminham diretamente às unidades da corporação em busca de auxílio em casos semelhantes. No entanto, recomendamos que, em primeiro lugar quando possível, a vítima deve se deslocar a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para avaliação clínica. Somente após essa avaliação, os bombeiros militares deverão atuar”, informou o comandante do socorro.

Balanço

Em síntese, em 2022, em todo o estado, entre janeiro e outubro, o CBMCE retirou 97 joias de dedos. Em 2021, foram realizadas 108 retiradas de joias, anel/aliança. Enquanto em 2020, durante todo o ano foram realizados 110 atendimentos. Além de 2019, que foram somente 61 ocorrências.