CBMCE inicia ciclo de capacitação presencial Guardiões da Vida

22 de outubro de 2022 - 19:05 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação (Ascom)

CBMCE inicia ciclo de capacitação presencial Guardiões da Vida

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará inicia ciclo de capacitação presencial Guardiões da Vida

Corpo de Bombeiros convida os bombeiros militares para participar do treinamento Guardiões da Vida a se realizar no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), nesta terça-feira, 25 de outubro, entre as 08 horas e 11 horas e 30 minutos da manhã.

A princípio, o treinamento é voltado para prevenção e posvenção em suicídio, com foco em salutogenese e promoção do bem-estar.

Como prevenir?

Para todos os participantes do treinamento, a melhor forma de prevenir o suicídio é manter boas relações sociais e, principalmente se preocupar com o próximo.

Como também, é fundamental saber encaminhar quem precisa ao profissional certo, assim como, treinar as próprias pessoas da equipe para que saibam identificar aqueles que estão passando por problemas, além de focar no que se pode fazer no lugar de culpar quem passa por isso. Em síntese, estes são os primeiros passos para a prevenção. “Somente conhecendo podemos prevenir”, destacou o tenente-coronel José Edir Paixão de Sousa, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Serviço

O auditório do CMCB tem capacidade para participação: 110 pessoas. Contudo, será limitado ao número de inscritos via Google forms.

Antecipadamente, informamos que os instrutores serão: o tenente coronel Edir Paixão (Mestre em Saúde Pública) e o soldado Freire (Doutor em Biologia), ambos são especialistas em prevenção de suicídios. Em suma, o treinamento é reconhecido pela Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE).

Clique no link e se inscreva no Treinamento Guardiões da Vida

Próximos encontros

Por meio da Nota de Instrução Nº 2/2022 – CMDO/CBMCE, publicada no Boletim do Comando-Geral Nº 201, datado de 21 de Outubro de 2022. Cujo objetivo visa minimizar as dificuldades e os possíveis problemas psicológicos, emocionais e físicos que afetam os militares, durante a carreira profissional.

Com forte referências bibliográficas e com duração prevista de 8 meses, com a Coordenação Geral do Setor Biopsicossocial foi programada, além das demais atividades do setor biopsicossocial, esta Nota de Instrução. Que foca no trabalho exclusivo para saúde mental e física na prevenção, intervenção e posvenção em suicídio.

Vidas alheias e riquezas salvar!