Guardiões da Vida: Uma Estratégia na Prevenção e Pósvenção do Suicídio

30 de outubro de 2023 - 21:13 #

ASCOM CBMCE | SENAPPEN

Guardiões da Vida: Uma Estratégia na Prevenção e Pósvenção do Suicídio

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), da Diretoria Executiva (DIREX) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realizou a Estratégia “Guardiões da Vida”, na modalidade aplicador, na área de prevenção da tentativa de suicídio, com foco na identificação em sinais alerta e, na escuta e no diálogo, voltada aos profissionais da Segurança Pública.

A iniciativa contempla as ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da SENAPPEN.

A Estratégia Guardiões da Vida é uma iniciativa de prevenção e pósvenção ao suicídio desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O objetivo da Estratégia é capacitar profissionais das forças de segurança e servidores públicos para identificar e intervir em situações de risco de suicídio, bem como para prestar apoio emocional às vítimas e seus familiares.

A princípio, esta iniciativa nasceu em 2020, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Estratégia “Guardiões da Vida” é composta por cinco pilares e os profissionais são treinados para:

– Conhecer sobre o suicídio e sua prevenção: É fundamental o conhecimento sobre os fatores de risco e proteção para o suicídio, bem como sobre as estratégias de prevenção.

– Identificar sinais de alerta para autoextermínio: O treinamento identifica sinais de alerta que podem indicar um risco de suicídio.

– Comunicação em crise suicida: A abordagem ensina comunicação de forma eficaz com pessoas em crise suicida.

– Encaminhamento a serviços de saúde: Com identificação da necessidade, os profissionais são capacitados para encaminhar pessoas em risco de suicídio a serviços de saúde especializados.

– Acompanhamento de profissionais: os profissionais que participaram da capacitação recebem acompanhamento para verificar a resolução da crise e/ou ensejar novos cuidados.

Em síntese, a parceria capacitou no período de 23 e 26 de outubro de 2023  cerca de 80 policiais penais federais e agentes administrativos do Presídio Federal de Brasília e 30 participantes na sede da SENAPPEN, servidores e colaboradores.

Os profissionais capacitados estão aptos a identificar e intervir em situações de risco de suicídio, bem como a prestar apoio emocional às vítimas e seus familiares.

Contudo, está capacitação é uma importante contribuição para a prevenção de suicídio no seio da segurança pública. O suicídio é um problema de saúde pública que afeta pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros. No Brasil, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

De acordo com o tenente coronel Edir Paixão, instrutor do curso, “o Guardiões da Vida é uma estratégia integradora entre forças coirmãs, como preceitua o SUSP e tem potencial de salvar vidas, onde profissionais capacitados nesta estratégia podem contribuir para a prevenção do suicídio”.

é integradora entre forças coirmãs como preceitua o SUSP

Segundo a Policial Penal Federal Fabiana Goudinho, “o curso Guardiões da Vida favorece a reflexão diária sobre o autoconhecimento e o cuidado com o outro, valorizando a vida e atuando na prevenção ao suicídio”.

Enquanto a Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida, Nathalya de Arruda, enfatiza que: “o curso Guardiões da Vida além de conhecimento técnico possibilitou um espaço para o diálogo e reflexão sobre saúde mental e  prevenção ao suicídio para os servidores e colaboradores da SENAPPEN”.

O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal.

Os fatores de risco para o suicídio incluem:

– Doenças mentais: a depressão é o fator de risco mais comum para o suicídio. Outras doenças mentais que podem aumentar o risco de suicídio incluem transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de substâncias e transtornos de personalidade.

– Eventos estressantes: perdas significativas, como morte de um ente querido, divórcio, perda do emprego ou diagnóstico de uma doença grave, podem aumentar o risco de suicídio.

– Problemas financeiros: problemas financeiros podem levar a estresse, isolamento e desesperança, o que pode aumentar o risco de suicídio.

– Abuso e trauma: abuso físico, sexual ou emocional pode aumentar o risco de suicídio.

– Isolamento social: o isolamento social pode levar a sentimentos de solidão e desesperança, o que pode aumentar o risco de suicídio.

Os sinais de alerta de suicídio podem incluir:

– Falar sobre querer morrer

– Planejar ou preparar para o suicídio

– Apresentar mudanças de comportamento, como isolamento social ou perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas

– Alterações de humor, como tristeza, desesperança ou raiva

– Falta de cuidado pessoal

– Perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas

– Dificuldade de concentração ou tomada de decisão

– Doenças físicas sem causa aparente

Se você ou alguém que você conhece estiver mostrando sinais de alerta de suicídio, é importante procurar ajuda imediatamente. Você pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188 ou acessar o site do CVV para obter mais informações.

É importante lembrar que o suicídio é um agravo externo que pode ser prevenido. Com o tratamento adequado, as pessoas com pensamentos suicidas podem viver vidas saudáveis e felizes.