Treinamento Guardiões da VIDA – CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Ceará

14 de novembro de 2022 - 08:23 #

Ascom CBMCE

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Cear

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará iniciou uma séria de treinamentos para prevenção e pósvenção em suicídio que objetiva capacitar profissionais de todos os quarteis de bombeiro do estado cearense. No dia 07 de novembro, a primeira capacitação ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e foi ministrada pelo TC Edir e TC Erle, com a presença do efetivo bombeiro militar e a TC Mavis Rios da PMCE.

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Cear

No dia 08 de novembro foi a vez do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais CAO grupos 01 e 02, na Academia Estadual de Segurança Pública, para bombeiros e policiais militares que ocorreu com a presença também do ilustríssimo senhor Comandante Geral Ronaldo e do TC Wagner que fizeram uso da palavra no evento.

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Cear

No dia 09 de novembro, no hotel Jardineira de Canindé o efetivo do quartel de bombeiros militar daquela cidade, juntamente com profissionais do CAPS, Guarda Municipal e Polícia Militar estiveram realizando a capacitação guardiões da vida.

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Cear

Para finalizar a semana, o efetivo da companhia de Guaramiranga juntamente com profissionais da área de educação e alunos do Ensino Médio da cidade de Guaramiranga foram capacitados para atuar como guardiões da vida.

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Cear

Treinamento Guardiões da VIDA - CBMCE inicia ações em todos os quarteis do Ceará

Em breve

Essa foi a primeira semana de trabalho, e ainda faltam 27 dias de capacitações que serão distribuídas ao longo de mais 07 meses, percorrendo todo as regiões do Estado do Ceará onde existam quarteis de bombeiro. Com as mencionadas ações, o comando do CBMCE visa a capacitar de 80 a 90% do efetivo total de bombeiros para aplicarem a estratégia guardiões da vida que é composta por cinco pilares, a saber, conhecer sobre o suicídio e sua prevenção, saber identificar sinais de alerta para autoextermínio, saber comunicação em crise suicida utilizando o método IBED ( intervenção baseada em escuta e diálogo), promover o encaminhamento a serviços de saúde e o acompanhamento de bombeiros para verificar a resolução da crise e/ou ensejar novos cuidados.

A estratégia guardiões da vida tem-se mostrado como ação mitigadora de suicídios em várias instituições de segurança pública do Brasil, como Polícia Federal, Polícia Penal, Exército Brasileiro,

SAMU e outras. Em caso de crise, é possível também ligar para o número do CVV 188 e/ou acionar as forças de segurança pública pelos telefones 190, 192 e 193. Os suicídios são evitáveis, portanto, todo esforço é válido para salvarmos vidas.