13 de outubro de 2022 - 14:34 #

2ª Companhia do CBC recebe manhã de bem-estar da ABIPS/SSPDS

Uma manhã voltada para o bem-estar dos componentes da 2ª Companhia do Comando de Bombeiros da Capital (2ªCia/CBC) – Tribunal de Justiça no bairro Cambeba em Fortaleza, no dia 07 de outubro de 2022, sexta-feira, entre das 8h30 às 11h. Os bombeiros militares foram convidados a participar de uma terapia de grupo com profissionais da ABIPS – Assessoria Biopsicossocial da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará. Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

A Psicóloga Joyce dos Santos, a Assistente Social Thalyta Moura e a Estagiária de Serviço Social Taynara Raquel conduziram as atividades, proporcionando ao efetivo um momento de interação para o fortalecimento do indivíduo.

Iniciaram a sessão abordando um pouco da teoria sobre o tema ressignificar e redefinindo conceitos. Depois, os militares do grupo passaram a expor seus sentimentos e suas vivências (…).

ABIPS/SSPDS promove manhã de bem-estar para bombeiros militares

Em um segundo momento foi realizado um café da manhã com alimentos saudáveis, frutas e sucos e posteriormente uma aula de alongamento com a profissional de Educação Física Beatriz Rodrigues.
A iniciativa visou trabalhar o corpo e mente, ajudando a alcançar uma vida com mais serenidade e confiança. Aumentando a capacidade de estar presente na sua própria vida, aliviando a dor, reduzindo o estresse, melhorando a respiração… Melhorar as condições de saúde física e mental daqueles que compõem a companhia foi o princípio do encontro.

Abips

A pasta dedica seus esforços para a manutenção da saúde mental dos profissionais que compõem o sistema de segurança, por meio da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).

Ela tem como objetivo tornar os cuidados psicológicos acessíveis aos homens e mulheres das Forças de Segurança do Ceará. Por isso, a SSPDS conta com a Abips. O setor, que foi criado em 2017, oferece serviços para o acompanhamento psicológico, tendo como público-alvo os agentes da Segurança Pública das vinculadas da SSPDS: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

A Abips funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, com atendimento psicológico, plantão psicológico, atendimento social, atendimento psiquiátrico, além de palestras, ações e intervenções em grupo.