Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS promove “atividade em grupo” no Corpo de Bombeiros

1 de outubro de 2021 - 12:53 # # # # #

Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS

Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS promove edição do “Café ConViva” no Corpo de Bombeiros

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na tarde desta quarta-feira (29), mais uma “atividade de grupo”, desta vez no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A ação, que faz parte da programação do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, foi ministrada pela psicóloga Janyleuza Tomé e contou com a participação de bombeiros militares de diversas áreas de atuação do CBMCE.

“A gente vem com uma proposta para falar sobre prevenção, sobre saúde mental e de uma forma mais leve, queremos falar de vida. A ideia é a gente fazer um bate-papo para falar dos sinais, de sintomas e de acolhimento, é uma forma mais fácil de verbalizar esse assunto tão difícil que é suicídio”, explicou Janyleuza.

Com uma oficina dinâmica, a psicóloga apresentou três situações da rotina da segurança pública, e os participantes, divididos em grupos escolhiam a forma que agiriam sobre cada caso e depois dialogavam com os outros grupos sobre a escolha.

Serviço Biopsicossocial

A ABIPS da SSPDS foi criada em 2017 para proporcionar o bem-estar biopsicossocial aos agentes da segurança do Estado e conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeira e assistente social.

Para realizar agendamento e buscar mais informações a respeito dos serviços oferecidos aos servidores das vinculadas da SSPDS, o profissional da segurança pública pode entrar em contato pelos números: (85) 3223-1837, (85) 3214-1975 ou pelo número de WhatsApp (85) 99170-0056.

A atividade foi acompanhada pelo comandante geral adjunto, o coronel Zélio Menezes e do diretor de planejamento e gestão interna (DGPI), o coronel José Marcílio Guimarães Cavalcante.