2 de junho de 2022 - 17:47 # # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima de afogamento em Pacajus

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima de afogamento em Pacajus

Corpo de Bombeiros resgata corpo de vítima de afogamento em Pacajus. Na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Bombeiros de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) e da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate resgatam corpo de homem de 48 anos de idade, no Açude Coaçu, em Pacajus.

Informações preliminares de familiares relatam que:” a vítima estava tomando banho no local e ao mergulhar, não retornou à superfície”.

O resgate

Na tarde desta quinta-feira, 02 de Junho de 2022, a princípio uma guarnição de bombeiros da 2ª Companhia do 2º Batalhão, com sede em Horizonte, iniciou as buscas que recebeu reforço da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

Após a chegada da guarnição de mergulho, em 45 minutos, o corpo foi encontrado na profundidade de 6 metros. A família acompanhou as buscas. O corpo ficou sob tutela da Polícia Militar do Ceará, no aguardo da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).

Para o resgate foram utilizados os devidos equipamentos de mergulho e técnicas de resgate específicas para este tipo de ocorrência.

Prevenção de acidentes aquáticos

O CBMCE alerta a população para que redobre os cuidados nos momentos de lazer em praias, lagoas ou balneários.

Como também, todos devem lembrar que existem cuidados específicos para cada tipo de local. As lagoas, por serem de água doce, possuem uma densidade menor, onde afundamos com uma maior facilidade. Já as praias têm entre seus principais perigos as correntes de retorno, enquanto os balneários têm entre os seus perigos a falsa sensação de tranquilidade.

Assim como, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático ocorrem em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes ocorrem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, ingerir bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Em síntese. a guarnição de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) que atenderam a ocorrência foi composta pelo subtenente Kleber da Silva Pinto, subtenente Marcondes, subtenente Gustavo, cabo Pedrosa e soldado R. Coelho, bem como os mergulhadores de resgate, foi composta pelo subtenente Ferreira, subtenente Daniel, soldado Faustino e soldado Stephenson.