1 de junho de 2022 - 12:29 # # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros inicia duas novas turmas de Jovem Brigadista de Valor em Camocim

Bombeiros Militar de Sobral iniciam duas novas turmas de Jovem Brigadista de Valor em Camocim

Corpo de Bombeiros inicia duas novas turmas de Jovem Brigadista de Valor em Camocim. Na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

O projeto social do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o Jovem Brigadista de Valor (JBV) iniciou, em Camocim, nessa terça-feira (31). O início do curso se deu por meio de uma aula inaugural do tenente-coronel Francisco Roberto Maciel de Morais, comandante da 1ªCia/3ºBBM e também coordenador do JBV, além de instrutores com os pais dos jovens brigadistas. Nesta inaugural, o tenente coronel fez uma apresentação enfocando os principais aspectos do projeto, tais como: amparo legal, objetivos, fundamentação, metodologia e importância estratégica para a o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e para a sociedade cearense.

A aula inaugural do Projeto Jovem Brigadista de Valor na Escola de Tempo Integral Cel Libório Gomes no município de Camocim, Litoral norte do Estado do Ceará.

A princípio, foram apresentados 80 (oitenta) participantes divididos em 02 (duas) Turmas.

Como também, prestigiaram a solenidade a Prefeita Professora Betinha Magalhães, do tenente coronel Roberto Moraes, comandante da 1ªCia/3ºBBM, quartel de Sobral, a Secretaria de Educação do Município, Diretora da Escola Mirlandia, capitão tenente Marcio, comandante da Capitania dos Portos, em Camocim, do 1º tenente Moisés, da PMCE, do sargento Paolo do Exército Brasileiro, e da 1º tenente Tatiany, Coordenadora dos Projetos Sociais da 1ªCia/3ºBBM.

A Missão

“A missão do JBV é contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de civismo e cidadania, como ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, e inserção do aluno no mundo globalizado dotado de consciência crítica transformadora”, ressaltou o tenente coronel Christiano de Almeida Sales, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH).

JBV – Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo foi implantado no quartel do José Walter, sob a coordenação do tenente-coronel Hélcio, sendo denominado de Jovem Bombeiro Voluntário. Na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor. Atualmente atendemos 1.749 brigadistas em 70 núcleos, sendo 28 em Fortaleza, 13 na região metropolitana de Fortaleza e 29 no interior do Estado do Ceará.

Os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sócias educativas e temas transversais, como educação no transito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.